Soja brasileira vai ter safra excepcional

. / Eliza Maliszewski

O Brasil tem potencial para superar a produção de soja dos Estados Unidos na safra 20/21. É isso que aponta um estudo feito pelo Sistema Tempocampo, elaborado pela Esalq/USP.

O boletim Outlook Nacional da Soja, publicado quinzenalmente, destaca que mesmo com condições climáticas desfavoráveis no começo da semeadura e a chegada tardia das chuvas, as previsões são mais favoráveis que na safra anterior.

A semeadura ocorre dentro de janelas que oferecem menor risco às lavouras o que contribui para um cenário mais favorável, principalmente na Região Sul, onde ganhos superiores a 8% podem ocorrer apesar da estiagem atual. Também há expectativa para bons resultados em Mato Grosso do Sul, Centro-Oeste Paulista e partes do Mato Grosso, Goiás e Matopiba. Mas nem todas regiões terão o mesmo resultado positivo. A região da divisa entre Bahia, Goiás e Minas Gerais, bem como as Regiões Norte e Noroeste do Mato Grosso podem sofrer perdas de até 4%. As maiores produtividades são esperadas para a Região Centro-Oeste do país. No Mato Grosso e Goiás os valores podem ser superiores a 3,6 t/ha. Produtividades semelhantes são esperadas na maior parte do estado de São Paulo, Paraná Santa Catarina. Contudo,no Rio Grande do Sul, os valores de produtividades devem girar em torno dos 2,6 t/ha. As mesmas produtividades são esperadas para as Regiões Oeste do Mato Grosso e Centro-Sul Baiano.

De acordo com o boletim a produtividade média brasileira de soja poderá variar entre 3,48 e 3,65 toneladas/ha, considerando os cenários pessimista e otimista, respectivamente. Em uma visão pessimista o país deve colher 129,1 milhões de toneladas de soja e em uma visão otimista devem ser 135,6 milhões de toneladas.

O USDA também aponta que o Brasil alcançará na safra 20/21 a produção de 133 milhões de toneladas de soja, superando a produção da safra 19/20 em 7 milhões de toneladas.