Como proteger lavouras e rebanhos contra ataques de Javalis

 / Gustavo Cezario

Potenciais depredadores de propriedades rurais – agrícolas e pecuárias –, destruidores de solos, vegetações e responsáveis pela contaminação de cursos d'água, os javalis estão presentes em 650 municípios de 12 estados brasileiros, segundo o IBAMA.

 "Um dos aspectos mais graves da presença desses animais selvagens no meio rural é o desequilíbrio ecológico que eles proporcionam, prejudicando a reprodução das espécies nativas ali presentes”, informa Guilherme Vianna,  ressaltando a grande capacidade predatória dos javalis, que têm entre seus alvos bovinos, ovinos, repteis e até peixes.

 Além dos danos ambientais, produtivos e, consequentemente, econômicos, essa espécie transmite doenças que acometem a fauna nativa e podem afetar inclusive os seres humanos.

 Como a falta de predadores naturais dificulta muito o controle da enorme população de javalis, uma empresa de  Arames desenvolveu dois importantes produtos contra suas invasões: as telas Campestre e  Cercar.

 Recomendadas para as áreas rurais e semiurbanas, ambas possuem características importantes para proteção de lavouras e rebanhos bovinos, como alta durabilidade, resistência ao impacto de animais de médio e grande porte, além de flexibilidade acentuada, o que facilita sua adaptação a diversos tipos de terrenos e relevos.

 Além das áreas rurais, as telas também são boas opções para proteger rodovias, evitando que javalis e outros animais invadam as pistas ocasionando acidentes.

 "Duas ações são prioritárias: o cercamento eficiente das propriedades rurais e o eficaz monitoramento da presença dos javalis.