Programa de Monitoramento das Araras Vermelhas participa do Avistar Brasil 2017

 /

Nos dias 19 a 21 de maio de 2017, diversos biólogos, fotógrafos e observadores de aves do país se reuniram em São Paulo, SP, no Instituto Butantan, para o evento Avistar Brasil 2017. O evento é um encontro anual que promove o registro, a conservação e o conhecimento sobre a fauna de aves brasileira através de oficinas, palestras, feiras e atividades culturais e educacionais. Além disso, estimula uma relação saudável com a natureza, o turismo responsável, a ciência-cidadã e a relação responsável dos usuários com as Unidades de Conservação.

Como forma de divulgar suas experiências e seu trabalho, o Programa de Monitoramento das Araras Vermelhas (PMAV) não podia ficar de fora! Desenvolvido em Jardim, MS, na Reserva Particular do Patrimônio Natural Buraco das Araras, o programa conta com diversas atividades que envolvem o tripé das RPPNs, ou seja, o turismo, a pesquisa científica e a educação ambiental.

Representando o PMAV, os biólogos Edson Moroni, Ana Claudia de Almeida e José Lucas Benito apresentaram os seguintes trabalhos: Papel socioambiental da arara-vermelha, falando sobre a importância das araras-vermelhas para o desenvolvimento da economia da região de Jardim e para a educação ambiental nas escolas do município; Aves predadoras na RPPN Buraco das Araras, contando sobre as potenciais aves predadoras de ovos e ninhos de outras aves dentro da RPPN e como elas influenciam a conservação; e Os dez anos de nidificação da murucututu na RPPN Buraco das Araras, uma coruja que é extremamente difícil de ser estudada, mas que o programa vem desenvolvendo ações para acompanhar o seu ciclo de vida.

Quer conhecer um pouco mais sobre o programa? Acesse as páginas do Facebook (https://www.facebook.com/ararasvermelhas/) e do Instagram (@monitoramentoararavermelha) e fique por dentro das novidades!