Jovens aprendizes têm a oportunidade do primeiro emprego no TCE-MS

 /

Recebidos no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul em um evento de boas-vindas realizado na manhã desta quinta-feira (4), a partir de agora, 22 novos jovens aprendizes vão ter a oportunidade de viverem na prática a inclusão social desenvolvendo habilidades para ingressarem no mercado de trabalho, por meio do primeiro emprego.

 

Com idades entre 14 e 16 anos, os jovens foram recepcionados com uma palavra de boas-vindas do presidente do TCE-MS, conselheiro Jerson Domingos, que demonstrou sua preocupação e cuidado com o futuro dos adolescentes. “Uma oportunidade nova na vida desses jovens, de aprenderem um pouco aqui conosco. Isso nos enche de satisfação, de que nós, como Tribunal de Contas, através de nossos servidores, poderemos ofertar para esses meninos e meninas uma oportunidade futura no mercado de trabalho”.

De acordo com a diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas, Elaine Góis, grande parte dos jovens aprendizes encaminhados ao TCE-MS desconhece a função que irão ocupar na Corte e qual trabalho vão desempenhar. “Estamos realizando esse primeiro encontro para que eles sejam acolhidos e vamos orienta-los nesse início de vida profissional para que eles vejam que o Tribunal de Contas é uma porta de entrada para o mercado de trabalho e que estamos aqui para ajudá-los”.

 

A manhã dos novos aprendizes seguiu com uma apresentação feita pelos psicólogos da Corte de Contas. Na oportunidade, os profissionais explicaram como será desenvolvido, pelos próximos meses, o Programa de Orientação Profissional para Jovem Aprendiz do TCE-MS. “Hoje demos início ao acolhimento dos menores, sendo esse o primeiro encontro, e para isso apresentamos o ‘Projeto Despertar’. Um projeto de autoconhecimento, para ajudá-los na descoberta da vocação profissional. Eles são muito jovens e este é um projeto que vai ajudá-los para a vida inteira”, destacou a psicóloga Carla Lehn.

A psicóloga Débora Santiago lembrou que os novos integrantes do quadro de servidores da Corte de Contas são muito jovens e, por essa razão, muitos não sabem ainda quais carreiras profissionais poderão seguir. Daí a importância da apresentação do Projeto Despertar, que além de apresentar toda a estrutura de trabalho do TCE-MS, também tem como objetivo principal despertar nesses jovens o autoconhecimento. No decorrer dos próximos meses, vamos aplicar pesquisas junto a esses jovens sobre a área de interesse de atuação de cada um no futuro”.

Responsável pela coordenação dos novos jovens aprendizes no TCE-MS, a servidora Girlaine Gouveia destaca que os 22 adolescentes vão ter a experiência e oportunidade de aprender nos diversos setores que compõem a Corte. “Aqui no Tribunal eles são acolhidos com muito carinho, e com esse programa são capacitados para vida. Temos bons resultados, com casos de muitos que foram menores aprendizes aqui no TCE-MS e depois ingressaram em faculdades, como uma menor, a Vitória, que foi aprovada em primeiro lugar no curso de Direito na UFMS e tantos outros que hoje até são auditores aqui na Corte de Contas. Saber desses frutos é muito gratificante, e a gente só deseja que eles tenham muito sucesso no futuro”, finalizou Girlaine.