Atletas de Jardim e de outras cidades choram após desclassificação por um detalhe no uniforme

 /

Quatro delegações de equipe de tênis de mesa do Estado foram desclassificadas neste domingo (20), nos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul. A disputa vale pontos para a seletiva nacional da modalidade.

Em meio a lágrimas, atletas de Jardim, Batayporã, Campo Grande e Fátima do Sul foram desclassificados. O esforço de meses de treinamento, além da viagem dos que vieram do interior para a Capital, foi por ‘água abaixo’ por conta do descumprimento das regras da competição para os uniformes.

Conforme o regulamento, era obrigatório que as camisetas tivessem o nome do atleta e as inicias do Estado. No primeiro dia da disputa, oito delegações tiveram que fazer uma ‘gambiarra’, já que os responsáveis pela delegação não se atentaram ao detalhe.

"A maioria dos professores teve que fazer ajustes nos uniformes dos atletas que iam competir. Isso causou dificuldades no início do dia, e foi necessário lidar com a situação para evitar WO [sigla em inglês que significa vitória fácil] em todas as equipes e duplas", disse o chefe delegação de Ribas do Rio Pardo, Hugo Teles Garcia.

Ele tinha um atleta disputando a oitava de final na manhã de hoje. "Precisamos de uma atualização do regulamento. Também seria interessante apresentarem um modelo da camisa, como é feito em outros esportes. São crianças que estão pela primeira vez jogando e tiveram que passar por desclassificação. Isso impacta muito eles", acrescentou.

O responsável pela equipe de Dourados, Karlos Roberto da Silva, revelou que todos foram surpreendidos com a regra. "Quando anunciaram a possibilidade de WO, foi um choque geral. Só que a diretoria veio e permitiu fazer alteração no primeiro dia. Liguei para o pai do aluno e ele comprou tinta e pincel. Então conseguimos fazer alteração antes. Quem tentou fazer hoje, não conseguiu", conta.

Resposta - Karina Pereira Paim, diretora de gestão de políticas de formação esportiva da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer do Mato Grosso do Sul), afirmou para a reportagem que faltou atenção dos treinadores. "O regulamento é claro e traz todas as indicações para uniformes. O que faltou é esse cuidado de ler e se preparar com antecedência", justificou.

Ela destacou ainda que a comissão orientou as delegações no primeiro dia de disputa. "No primeiro dia, os competidores foram notificados e puderam ajustar os uniformes até o dia seguinte. Todos foram notificados e assinaram, indicando que estavam cientes. Por ser uma seletiva para o Nacional, precisamos ser rígidos". - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS