Marquinhos veta projeto para incluir Parada LGBT no Calendário Oficial do município

 / Airton Raes e Rodson Willyams

O prefeito de Campo Grande, Marcos Marcello Trad (PSD), afirmou que vai vetar o projeto de lei que inclui a “Parada da Cidadania LGBT e Show da Diversidade” no calendário oficial do município. Trad alega que o veto é técnico por ter irregularidades jurídicas em sua redação.

Marquinhos disse que se reuniu com os vereadores na noite desta quinta-feira (31) e com representantes da comunidade LGBT para explicar os motivos do veto total.

Trad contou ainda que solicitou que a coordenadora municipal de Políticas Públicas LGBT, Cris Stefanny, que fizesse uma minuta de projeto de lei incluindo a Parada LGBT no calendário do município, mas afirmou que os vereadores alteraram o projeto original sem consultar o Executivo. “O projeto estava tudo certo para ser incluído no calendário, mas quando esse projeto voltou da Câmara, veio totalmente diferente, não foi nada do que havia sido combinado”, disse.

Segundo o prefeito, pela proposta aprovada pela Câmara, o município fica responsável pela organização, execução e dotação orçamentária da Parada LGBT. “O município não pode ser responsável em caso de uma eventual situação que ocorra durante o evento, como um possível atropelamento. Pelo projeto, o Poder Executivo fica obrigado a tudo e é o principal responsável por tudo”, disse.

Trad comparou com a realização da Marcha Para Jesus, que está no calendário oficial do município desde a gestão do prefeito André Puccinelli. “A marcha quem organiza é a comunidade evangélica. Município só presta apoio a esse evento. Vocês querem que esse projeto seja aprovado, façam como eles. Copie o projeto deles e manda de volta”, disse o prefeito.  

“Não venham pedir dinheiro e coordenação. Eu não vou aprovar nenhum projeto de seguimento. Não adianta bater na porta da prefeitura. Não significa questão de preconceito. O próprio município já tem um dia contra a homofobia. Eu mesmo nomeei  a Cris para coordenar um setor que  não conheço para ajudar nesse seguimento  ”, completou.