Após derrota de Marquinhos, Adriane deve mudar secretariado começando pela Saúde

 /

A "bruxa das exonerações" está solta, e o comentário que não quer calar é sobre as "cabeças que vão rolar" neste novo período de gestão da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota). Após derrota vergonhosa de Marquinhos Trad (PSD) nas urnas, gestores de pastas ligados ao ex-prefeito são cotados para a porta de saída da prefeitura. 

Alguns dos vereadores comentaram sobre o burburinho, e divergem as opiniões. Até o momento, foram exonerados Antônio Lacerda, da Secretaria de Governo, e Robson Gatti.

O vice-líder da prefeita, Sandro Benites (Patriota), acredita que a troca deve ser de quase todos os secretários. Ele apoia qualquer decisão que a Adriane possa tomar e, segundo ele, há um sinal de reestruturação.

"Até onde sei, vão sair todos. É uma nova administração e tem mudanças. Acredito que, de hoje até dia 31 de dezembro, vai ser montado um time do primeiro, segundo e terceiro escalão. Acredito que ela vai enxugar a máquina e reduzir os comissionados", disse Sandro, que defende a decisão de Adriane em ter uma nova equipe e pessoas de confiança dela.

O presidente da Câmara, Carlos Augusto Borges (PSB), que esteve ao lado de Trad no primeiro turno das eleições, destaca que o secretário de saúde deve ser substituído, e que Adriane deve fazer trocas pontuais, sem mexer muito. Ele diz que não há necessidade de Adriane trocar todo mundo.

"Acho que se ela fizer isso vai estar errado, e que não tem necessidade. Temos setores da prefeitura que funcionam e secretários que trabalham bastante. Está faltando um secretário de Governo que administre os outros secretários, tenha autonomia e trabalhe com a Câmara. Ela tem que ter um secretário de governo forte, político, e que converse com os empresários e com a Câmara, que poupe ela de coisas que não são da prefeita."

Carlão diz que o secretário de Saúde, José Mauro, está desgastado, e defendeu a troca dele. O vereador cita falhas pífias e inaceitáveis como falta de macas para ambulâncias. "Não sou de pedir a cabeça de ninguém, mas ele está desgastado. Já teve seu tempo, e está desde o primeiro mandato de Marquinhos. Nossa saúde desde telhado, a falta de remédio."

(Secretário de Saúde, José Mauro Filho teve cabeça pedida por parlamentares. Foto: André de Abreu)

Ele diz que as trocas é a "critério da prefeita" e que a indicação do vereador Victor Rocha (PP) ao cargo de secretário de saúde foi assinada pelos vereadores como uma opção, e não como ordem. 

"O Marquinhos Trad renunciou e ela virou a prefeita. Ela tem que ter autonomia, mas se ela fazer isso, vai praticamente estar dizendo que tudo que havia no outro governo e que ela própria participava não prestava. Ela tem que mostrar a cara dela, e exigir que os secretários a respeite e cumpram suas determinações."

Os vereadores Loester Nunes (MDB) e Ayrton Araújo (PT) acreditam que a prefeita deva mudar os quadros para realizar sua gestão. "Ela tem que colocar o time dela pra trabalhar", disse o petista.

"Ela tem que trocar todos. Até para que a administração tenha a cara dela", disse Loester. 

"Se ela pegar o trieiro dele, vai cair na vala rasa que ele caiu", disse o vereador Professor André Luis (Rede).

O que diz o PSD?

O líder da prefeita, vereador Beto Avelar (PSD), diz que não conversou com a prefeita e que não houve pedidos de Marquinhos Trad para que ela segurasse os nomeados dele.

"É uma decisão dela, e natural haver mudança. Até mesmo para ela dar uma cara ao mandato dela. Eu não tive conversa com ela sobre quem seria trocado. E não teve isso [de o ex-prefeito pedir força aos vereadores]. Ele não fez isso."

O vereador Coringa (PSD) destaca que a direção do partido vai se reunir nessa sexta-feira (7) para definir em grupo quais atitudes serão tomadas frente a nova gestão da prefeita, e frente aos caminhos ao segundo turno.

"A partir dessa reunião, vamos ter um posicionamento. E depois disso teremos um novo horizonte e saber como vamos nos comportar. A prefeita é de outro partido e não é mais nossa legenda que está no governo. Vamos reunir e decidir se o PSD vai ter participação no governo, se não; se vamos fazer oposição, independe, ou da base."

Questionado se Marquinhos tentou conversar com parlamentares da base, a fim de assegurar os nomes dele no Executivo, Coringa disse que o ex-prefeito fez reunião, mas que ele não participou. "Não sei qual foi o assunto."

Ele defende troca de secretário de saúde. "Um choque na gestão de saúde deve ser prioridade para a prefeita Adriane. A saúde é o setor que mais tem reclamação. Tínhamos uma base do prefeito Marquinhos. Adriane era uma companheira de chapa e o PSD não está mais no comando da prefeitura, por isso vamos sentar para realinhar. Se o PSD ficar com Adriane, vamos ter espaço no governo. E se não ficar na base, vamos ter nomes para enfrentar em 2024."

Â