Cidades de Mato Grosso do Sul registraram temperaturas acima de 36°C nas últimas 24 horas, conforme a lista das regiões mais quentes do Brasil divulgada pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Jardim e Corumbá estão entre os cinco municípios que marcaram valores extremos. A previsão indica mais calor nesta terça-feira (10).
Jardim ocupa o terceiro lugar no ranking, com máxima de 36°C, enquanto Corumbá aparece em quarto lugar, com 35,9°C. As cidades sul-mato-grossenses ficam atrás apenas de Mantena (MG) e São Luiz Gonzaga (RS), que quase atingiram 37°C. Porto Murtinho também aparece na lista, na 14ª posição, com máxima de 35,6°C.
A previsão para a semana indica a atuação de dois cenários distintos em Mato Grosso do Sul. Nas regiões centro-sul, sudoeste e oeste do Estado, o tempo tende a ficar mais firme, com sol e variação de nebulosidade, aliado a temperaturas elevadas, que podem alcançar valores entre 35 e 37°C.

Chance de chuva
Por outro lado, nas regiões norte e nordeste do Estado, a atuação da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) favorece a manutenção das instabilidades, com possibilidade de pancadas de chuva e tempestades, acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Os maiores acumulados de chuva são esperados nesta terça-feira, principalmente nessas áreas. No entanto, a condição para chuvas permanece ao longo da semana. Em pontos isolados do Estado, não se descarta a ocorrência de pancadas de chuva e tempestades.

