Webinar das Cidades Digitais do Sul do MS reúne mais de 50 Prefeituras

 /

A modernização dos serviços públicos nos municípios do Sul do Mato Grosso do Sul foi tema de encontro virtual, nesta terça-feira (25), promovido pela Rede Cidade Digital (RCD). Prefeitos e gestores de mais de 50 Prefeituras participaram do Webinar das Cidades Digitais que teve como objetivo compartilhar experiências, soluções e políticas públicas na área.

 

“Nesse momento difícil a tecnologia se tornou ainda mais imprescindível. Buscamos trazer o máximo de informações e conhecimentos para contribuir, para que seja possível cada vez mais evoluir as cidades por meio de ferramentas que estão disponíveis no mercado também”, destacou o diretor da RCD, José Marinho.

 

O prefeito de Dourados, Alan Guedes, comentou sobre a expectativa de troca da conexão via rádio, que interliga atualmente os prédios públicos para fibra óptica, infraestrutura que irá melhorar a comunicação interna da Prefeitura e possibilitar novos avanços tecnológicos na cidade.

 

Ele destacou ainda o desenvolvimento de aplicativos que facilitem o envio de demandas pela população e tramitação de processos relacionados às solicitações de alvarás de construção. “Iniciamos esse ano com a digitalização dos novos documentos, mas vamos trabalhar para que o cidadão possa apresentar o processo digitalmente, o que vai permitir um ganho de efetividade bastante grande”, analisou o prefeito.

 

Segundo o prefeito, o município também está em fase de substituição do sistema de agendamento de vacina implantado. “O sistema de Campo Grande tem demonstrado uma efetividade maior e como é um momento de união de esforços, todo mundo caminhando no mesmo objetivo, a Prefeitura de Campo Grande disponibilizou para nós e para todas as cidades o sistema que se mostrou até agora mais efetivo que tivemos acesso”, argumentou o prefeito. “Os desafios são enormes, mas a tecnologia certamente é uma ferramenta que aprimorará o serviço público”, finalizou Guedes.

 

Já em Iguatemi, o secretário de Governo, Antonio Biazus, comentou sobre o desafio de se investir em tecnologia no município de 16 mil habitantes. De acordo com ele, o município pretende estruturar a implantação de um projeto que atenda às demandas da cidade a partir de 2022. “Estamos em início de mandato e no passado não houve investimentos. Melhoramos, mas ainda não conseguimos chegar no necessário. Melhoramos principalmente na secretaria de educação, saúde e assistência social a nossa rede digital”, disse Biazus.

 Bonito, destaque turístico do Estado, é outro município que investe em tecnologia e inovação. A secretária de Educação e Cultura, Eliana Maria Rafael Fregatto, destacou a importância do uso de ferramentas para a continuidade do ensino de forma remota neste momento.

 “No pedagógico, o município disponibiliza uma plataforma educacional onde professores, alunos e pais têm acesso. Lá é disponibilizado todo conteúdo, onde são feitos relatórios e observações. São registros importantes que temos das nossas aulas remotas e também na parte administrativa todas as secretarias das unidades escolares têm acesso onde é lançado o controle de matrícula e frequências, tanto na zona urbana e rural”, contou a secretária. “Nesse momento agora que estamos vivendo de aulas remotas, esse controle é muito importante e com certeza o município tem interesse em aprimorar”, acrescentou Eliana.

 O Webinar das Cidades Digitais do Sul do Mato Grosso do Sul, apresentado pela diretora da S. Clara Comunicação, Valdireni Alves, também contou a participação do coordenador-Geral de Aprimoramento do Ambiente de Investimentos do Ministério das Comunicações, Otto Fernandes Solino, que trouxe detalhes sobre como as cidades devem se preparar para a chegada do 5G, tecnologia que deve impulsionar a conectividade no país.

 Conforme o coordenador, as Prefeituras precisam adequar suas legislações municipais à Lei Geral das Antenas, de modo que facilite a implantação de infraestruturas pelas empresas de Telecom.

 Ele cita entre as inovações, com a nova tecnologia, a possibilidade da implantação da telemedicina nas pequenas cidades. “O 5G vai ser uma revolução tecnológica. Vamos ter o 4G em áreas rurais e distantes dos distritos sedes e também vamos conseguir, com o estabelecimento de metas da portaria 1924/2021, cobrir até 48 mil km de rodovias federais, além de levar infraestrutura de fibra óptica, que é essencial ao 5G, para municípios mais distantes dos grandes centros como região Norte, Nordeste e áreas rurais”, explica Solino sobre as contrapartidas do edital do 5G da Anatel.

 O Webinar das Cidades Digitais do Sul do Mato Grosso do Sul teve a parceria da S. Clara Comunicação, ClipEscola, Fibra Óptica Rio Preto, AX4B, MV e Gênesis Tecnologia.

 

Assista na íntegra:

 

https://youtu.be/pSfEeAF2lOI