Policiais Militares participam de Oficina de Capacitação com Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulher

 /

Policiais Militares do 11º BPM participam de Oficina de Capacitação com Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulher Jardim (MS) – Ontem (26), no Plenário da Câmara Municipal de Jardim, o 1º Tenente QOPM Rafael Pinheiro Garcia, Coordenador dos Projetos Sociais do 11º Batalhão de Polícia Militar, representou o Comandante da Unidade Policial, Tenente Coronel Admilson Cristaldo Barbosa na “Oficina de Capacitação – Atendimento Humanizado e Especializado às Mulheres em Situação de Violência, para a Rede Municipal de Enfrentamento à Violência”.

Esteve também representando a instituição a Cabo PM Rosane de Souza Cabreira, responsável pelo “Projeto Mulher Segura” em Jardim. A Preletora do evento, Luciana Azambuja, Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres de Mato Grosso do Sul, abordou sobre a elaboração e execução de políticas para mulheres, discriminação de gênero e combate a violência contra a mulher. Inclusive, destacou o papel fundamental da Polícia Militar na concretização dessas políticas, haja vista, por muitas das vezes serem os primeiros garantidores da defesa da mulher em situações vulneráveis.

O objetivo principal é a articulação com diferentes órgãos públicos e privados para assegurar a transversalidade e intersetorialidade das ações governamentais na implementação das políticas públicas para as mulheres no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul. Em Jardim, o 11ºBPM conta, em fase de implementação, do “Projeto Mulher Segura”, com o objetivo de proteção à vítima de violência, oferecendo atendimento profissional e humanizado, visando prevenção, proteção e a fiscalização. Realizado em parceria com outros órgãos, como a Prefeitura Municipal, representada pela Secretaria de Assistência Social e a Promotoria de Justiça, tem como foco a fiscalização do cumprimento de medidas protetivas, prevista na Lei 11.340 de 7 de agosto de 2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha, além do acompanhamento humanizado da vítima.

Além das autoridades já mencionadas, também participaram do evento: o Prefeito de Jardim, Guilherme Alves Monteiro; a Secretária de Assistente Social da Prefeitura Municipal de Jardim, Roseneide Maciel da Silva; a Coordenadora Municipal de políticas Públicas para Mulheres, Claudia Wanessa de Souza Barbosa; a Delegada da Mulher, Joilce Silveira Ramos; Primeira-dama  de Jardim, Robertha Peixoto; a Secretária Municipal de Saúde, Marcelly Freitas Trindade; entre outras autoridades e representantes de órgãos ligados à defesa da mulher