Parlamento Amaz么nico 茅 reativado

. /  Neiba Yukime Ota Marinho

Depois de nove anos desativado, o senador Nelsinho Trad (PSD) conseguiu reativar o Parlamento Amaz么nico (Parlamaz). Nesta manh茫, em reuni茫o online com representantes de todos os pa铆ses que t锚m seus territ贸rios na Amaz么nia (Brasil, Bol铆via, Col么mbia, Peru, Venezuela, Suriname, Guiana e Equador), o grupo atendeu o regimento legislativo e elegeu a presid锚ncia do Parlamaz. 鈥淧ara mim, essa reativa莽茫o do parlamento como se estivesse nascendo uma institui莽茫o que com a nossa uni茫o, n贸s vamos mostrar ao mundo que n贸s estamos atentos e vigilantes para defender os nossos pa铆ses e o nosso territ贸rio da Amaz么nia鈥, discursou o senador Nelsinho Trad.

Por unanimidade, os senadores e deputados dos nove pa铆ses envolvidos, por solicita莽茫o da senadora da Bol铆via Rom铆nia Gomez, conclamaram o senador Nelsinho Trad para conduzir os trabalhos do Parlamaz em 2021. 鈥淣o mais tardar em 30 dias, at茅 21 de janeiro, um nome deve ser indicado pela delega莽茫o para ocupar o cargo de vice-presidente. Posteriormente a isso, n贸s iremos fazer uma reuni茫o com os indicados para definir o plano de trabalho que contemplar谩 o desenvolvimento sustent谩vel da OTCA (Organiza莽茫o do Tratado de Coopera莽茫o Amaz么nica).

A deputada da Bol铆via, Aleiza Alcira Rodriguez, agradeceu o empenho do senador Nelsinho Trad para essa reativa莽茫o. 鈥淪em a sua atua莽茫o, isso n茫o estaria ocorrendo, agora podemos ter um plano de trabalho鈥, disse.

鈥淎qui da Col么mbia, agradecemos esse apoio para reativa莽茫o do Parlamaz. O senador Nelsinho Trad nos representa e estamos aqui trabalhando pelas rela莽玫es internacionais para que ajudem os povos ind铆genas que preservam a Amaz么nia. Estaremos juntos com nossos irm茫os equatorianos, venezuelanos, bolivianos, brasileiros para desenvolver a preserva莽茫o sustent谩vel鈥, disse o deputado da Col么mbia, Harold Val锚ncia.

Hist贸rico do Parlamaz
O Parlamento Amaz么nico foi criado em 1988 para estabelecer pol铆ticas integradas e estreitar as rela莽玫es entre os pa铆ses-membros na discuss茫o sobre as quest玫es amaz么nicas, promovendo a coopera莽茫o e o desenvolvimento sustent谩vel da regi茫o amaz么nica. Re煤ne representantes do Brasil, Bol铆via, Col么mbia, Peru, Venezuela, Suriname, Guiana e Equador.

Esse parlamento funcionou alguns anos e acabou desmobilizado, sendo reativado em 2001, com nova paralisa莽茫o alguns anos depois. Em 2008, o Senado teve representante em reuni茫o do Parlamaz no Peru. Em julho desse mesmo ano, o Congresso Nacional sediou reuni茫o que resultou em carta de Bras铆lia.

Desde 2011, n茫o houve mais nenhuma atividade. Em dezembro de 2019, em reuni茫o da Embaixada do Equador, o senador Nelsinho Trad foi convidado por membros da OTCA a reativa o Parlamaz. 鈥淓m fevereiro deste ano, tentei, mas os planos foram interrompidos pelo Covid-19. Agora, o desejo 茅 abra莽ar cada um, espero que 2021 seja o ano imunidade. Pe莽o a Deus que possa livrar a todos n贸s, os nossos pa铆ses e os nossos povos dessa terr铆vel pandemia, e possamos juntos trabalhar pela nossa Amaz么nia鈥, disse o senador Nelsinho Trad.