Bolsonaro acompanha encenação na quinta-feira em Nioaque

 /

Militar da reserva, o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) irá em Nioaque, a 180 quilômetros de Campo Grande, na quinta-feira (13) para prestigiar a encenação da Retirada da Laguna – episódio da Guerra do Paraguai (1864 - 1870). A confirmação da data foi feita pelo deputado estadual Coronel Davi (PSC).

Segundo Davi, o parlamentar federal desembarcará na capital na quarta ou quinta-feira. No entanto, não estão previstos eventos em Campo Grande.

Apontado como possível candidato à presidência da República no próximo ano, Bolsonaro se tornou conhecido por suas posições nacionalistas e conservadoras.

Retirada da Laguna

A encenação irá reconstituir a resistência da população da região aos ataques paraguaios.

Com 3 mil homens, as tropas brasileiras partiram do Rio de Janeiro. Muitos morreram de doenças ao longo do caminho e 1.830 chegaram a Nioaque. Eles arregimentaram os civis e indígenas para a batalha.

José Francisco Lopes, o Guia Lopes, conduziu o exército brasileiro até a Estância Laguna, no Paraguai, mas acabaram batendo em retirada, pois o exército brasileiro não tinha condições de vencer a batalha.

Eles voltaram para Nioaque, mas os paraguaios foram na frente e chegaram primeiro. Os brasileiros se alojaram em uma Igreja, que foi explodida pelos combatentes adversários. Muitos morreram. A cerimônia termina com homenagem.