Proerdianos do 11º BPM são homenageados na capital

 /

Proerdianos do 11º BPM são homenageados na capital Jardim (MS) – Durante esta semana, 19 a 23 de junho, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul participou da Semana Estadual Antidrogas, e da comemoração dos 20 anos de implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD) no Estado de Mato Grosso do Sul.

O objetivo do programa é a aproximação da Polícia Militar com a comunidade, família e escola. É uma atividade preventiva, que busca conscientizar as crianças e adolescentes e ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes. Tem como modelo um programa criado pela Polícia de Los Angeles nos Estados Unidos com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policias, tendo sido adaptado para a nossa realidade e é adotado pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul há 20 anos.

Os conhecimentos sobre drogas e as formas de evitá-las, são transmitidos aos alunos através de 10 lições com a utilização de um Livro do Estudante, sendo aplicada uma aula por semana com a utilização de recursos didáticos como vídeos, dramatizações, jograis, canções, brincadeiras e ao final são realizadas formaturas com a participação da família e da comunidade, com a entrega de um diploma, habilitando aquele aluno a difundir os conhecimentos adquiridos. O Programa é ministrado exclusivamente por Policiais Militares que são rigorosamente selecionados e possuem curso de formação de instrutor (com carga horária de 120 horas/aula), estando preparados para trabalhar com crianças de 9 a 12 anos.

No dia 20 de junho, foram homenageadas na pela Coordenadoria do PROERD, algumas personalidades que sempre estão colaborando com o Programa, sendo indicados pelo 11º Batalhão de Policia Militar as seguintes personalidades: Dr Mafuci Kadri; Senhor Valdir Couto de Souza Júnior, Prefeito de Nioaque e a senhora Roseli Aparecida Dias, Diretora da Escola Estadual Coronel Juvêncio.

A cerimônia aconteceu na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. No dia 21 de junho, os homenageados pela Coordenadoria Estadual do PROERD foram os Policiais Militares atuantes, sendo os homenageados: De Jardim, Cabo PM André Barbosa Rios e Cabo PM Antônio Carlos Olasar de Andrade; de Guia Lopes da Laguna, Cabo PM Carlos Martins Alvarenga; de Nioaque, Sargento PM Paulo Sérgio da Silva; de Caracol, Cabo PM Warley Alves Flores; de Porto Murtinho Soldado PM Luis Evandro Fernandes Pache; de Alto Caracol, Soldado PM Geiziane Cristina de Moraes Gabriel.

A solenidade ocorreu na Câmara Municipal de Campo Grande. O Comandante do 11º BPM prestigiou o evento e parabenizou os Policiais Militares pelo comprometimento e empenho nas atividades de prevenção e defesa de nossas crianças e adolescentes. Assessoria de Comunicação Social do 11º BPM