Estatísticas confirmam epidemia de dengue na Capital

 / TAINÁ JARA

Dados registrados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e pela Secretaira de Estado de Saúde (Saúde) demonstram que a incidência de dengue já supera a marca de 300 casos para cada 100 mil habitantes, em Campo Grande. Portanto, a Capital já registra epidemia da doença. O município aguarda autorização do Ministério da Saúde para decretar situação de emergência.

Conforme o Boletim Epidemiológico da SES, divulgado nesta quarta-feira, na Capital a incidência é de 403 casos para cada 100 mil habitantes. O índice é considerado alto, assim como em outros doze municípios do estado, são eles: Figueirão, Três Lagoas, Sidrolândia, Água Clara, Selvíria, Rochedo, Camapuã, Aparecida do Taboado, Novo Mundo, Vicentina, Coxim e Corguinho.

A Sesau aponta que entre o dia 1º de janeiro até o dia 26 de fevereiro foram 6.414 casos de dengue notificados. Apesar de expressivo, o número é menor do que o registrado no mesmo período de 2016, quando ocorreu a última epidemia da doença. À época foram notificados mais de 19 mil casos de dengue, somente nos meses de janeiro e fevereiro. Em todo o ano, foram mais de 30 mil casos.

O aumento de casos em 2019 motivou a prefeirura a emitir um alerta de risco eminente de epidemia de dengue, na última segunda-feira, quando a incidência ainda era de 294 casos para casa 100 mil habitantes. 

No início dessa semana, a Sesau encaminhou pedido ao ministério para que seja decretada situação de emergência, o que deve dar mais celeridade na compra de medicamentos e insumos e também facilitará a contratação de mais profissionais para reforçar o atendimento nas unidades de saúde do município.

CONFIRMADOS 

Apesar da situação de epidemia, o Boletim Epidemiológico da SES demonstra que em Campo Grande apenas 74 casos de dengue foram confirmados por critério laboratorial neste ano, enquanto por critérios clínicos-epidemiológicos, baseado nos sintomas, foram 1.476 registros. Portanto, um total de 1550 confirmações.