Nutricionista ensina picolés e sorvetes para enfrentar esse calorão

 / Thailla Torres

Está muito, mas muito calor em Campo Grande e região. Então, vamos ajudar a turbinar a geladeira para todo mundo garantir um refresco nas altas temperaturas. Para não exagerar nos sorvetes e picolés açucarados, no Menu da Nutricionista de hoje, Gabriela Macelino ensina receitinhas saudáveis, mas também super gostosas.

Mestranda em Saúde pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), ainda na graduação ela soube que queria ensinar, por isso, durante o período de especialização, decidiu contribuir no Instagram para uma alimentação mais balanceada, sem precisar gastar muito dinheiro para isso.

"Sempre me incomodou essa parte da Nutrição que foge da realidade da maioria das pessoas. De que todos os alimentos nutricionais e saudáveis são caros. Então eu quis mostrar como era possível ser saudável com o que a gente tem. A ideia é também mostrar o que tem de bom por trás daquilo e como as frutas, por exemplo, agregam à sua saúde, além de dicas e mostrar o que a Nutrição tem de verdade, sem muito glamour", explica a nutricionista.

Da série "Sobrevivendo ao calor de Campo Grande", Gabriela ensina como fazer picolé de manga com maracujá, picolé de morango com iogurte e sorvete de banana com morangos. "Confesso que até um tempo atrás eu odiava manga e hoje sou só amores", confessa.

Ela ressalta que a manga é rica em vitaminas A e C que são excelentes antioxidantes ajudando a prevenir doenças. "Além de ter vários minerais, como potássio, zinco e cálcio. Tem também fibras, por isso, é considerada um alimento que também ajuda na digestão", explica. 

Picolé de morango com iogurte natural. (Foto: Gabriela Marcelino)Picolé de morango com iogurte natural. (Foto: Gabriela Marcelino)

Confira as receitas: 

Picolé de manga com maracujá

Ingredientes:

1 manga madura picada em cubos congelada e polpa de maracujá congelada.

Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador. Caso o seu liquidificador não dê conta, coloque meio copo americano de água. Depois de batido coloque em formas de picolé e, após cinco horas no congelador, estará pronto.

Picolé de iogurte com morango

Ingredientes:

1 iogurte natural
10 morangos
50 ml de água

Modo de preparo: Coloque o iogurte natural em forminhas de sorvete sem preencher totalmente e leve para congelar por duas horas. Depois bata os morangos com a água, coloque na forminha e volte para o congelador por pelo menos 4 horas.

Dicas: O tempo no congelador vai depender muito da potência de cada um. Para quem nao gosta do iogurte natural, adoce com uma colher de sopa de mel. "Não vale usar iogurte já adoçado", diz a nutricionista. "E os morangos também podem ser batidos juntos com o iogurte". Outra dica é também apostar em misturas de sabores, como manga, maracujá e coco.

Sorvete de banana com morangos, sem açúcar. (Foto: Gabriela Marcelino)Sorvete de banana com morangos, sem açúcar. (Foto: Gabriela Marcelino)

Sorvete de banana com morangos

Ingredientes:

2 bananas nanicas congeladas
10 morangos congelados
2 colheres de sopa de leite em pó

Modo de preparo: Usando um mixer, bata todos os ingredientes até ficar bem homogêneo. Em seguida, coloque em uma travessa e leve ao congelador por, pelo menos, 2 horas.

Dica: É possível substituir os morangos por outras frutas, como o kiwi ou manga, ambos congelados. Para quem curte chocolate, também pode trocar os morangos por 3 colheres de sopa de cacau em pó (cacau 100%). "E não precisa adoçar, pois a banana já faz esse papel", garante Gabriel