11º BPM realiza formatura do Proerd da Rede Municipal de Ensino em Jardim

 /

Nesta segunda-feira (04.12) o 11º BPM, em parceria com a Prefeitura Municipal de Jardim, realizou a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Rede Municipal de Ensino de Jardim.

O Proerd em Jardim é uma parceria do 11º BPM e Prefeitura Municipal, contando também com o incentivo e colaboração do Hospital El Kadri.

A Solenidade é um marco para os alunos. A entrega do Diploma habilita o aluno a ser um vetor de difusão dos conhecimentos adquiridos. Além de manter nossas crianças longe das drogas, com o Proerd, a Polícia Militar tem a possibilidade de fazer a aproximação do Policial Militar com a Comunidade, já que ele trabalha com os alunos em sala de aula, fardado, na presença também do professor, fazendo com que haja uma melhor interação entre a PM e a sociedade.

Em Mato Grosso do Sul o Proerd foi implantado em 1997 e já atendeu 279.000 mil crianças em todo o Estado. Em Jardim, o Proerd foi implantado em 2001 e já atendeu aproximadamente 4.700 crianças do 5º ano até a presente data. Nessa solenidade se formaram mais 300 alunos.

Atualmente, os instrutores responsáveis pela aplicação do Proerd em Jardim são: o Sargento Nelson de Oliveira Gonçalves e os Cabos André Barbosa Rios e Antônio Carlos Olasar de Andrade.

Na solenidade, os alunos destaque de cada sala, que realizaram todas as atividades e as melhores redações, receberam uma premiação. Ao todo, 10 alunos foram premiados com tabletes.

O evento ocorreu na quadra de esportes da Escola Municipal Castelo Branco, com a participação especial da Banda da Escola.

Estiveram presentes na solenidade, o Comandante do 11º BPM, Tenente-Coronel QOPM Admilson Cristaldo Barbosa; o Prefeito Guilherme Alves Monteiro; o Comandante da 4ª Companhia de Engenharia e Combate Mecanizada, Major EB Marcelo Hissanaga; o Coordenador dos Projetos Sociais do 11º BPM, Capitão QOPM Rafael Pinheiro Garcia; a Secretária Municipal de Educação, Eliana Cafure; o Sargento BM Reinaldo Ifran, neste ato representando o Comandante do Corpo de Bombeiros de Jardim, Major Fernando de Almeida Carminati; os diretores das 8 (oito) Escolas Municipais que participaram do Proerd; além de outras autoridades, amigos e familiares dos formandos.

O 11ºBPM segue a passos firmes na luta contra as drogas e a violência. A prevenção ao uso de drogas é um trabalho que deve ser feito diuturnamente por todos os setores da sociedade. Assim, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, através do 11º BPM, desenvolve projetos sociais como o Proerd; Bom de Bola, Bom na Escola e Patrulha Mirim, paralelamente a ações preventivas e repressivas, as quais vêm trazendo excelentes resultados.

O Comandante do 11º BPM, Tenente-Coronel Admilson, Proerdiano e grande incentivador dos projetos sociais desenvolvidos pela Polícia Militar, enfatizou a necessidade do envolvimento de todos os setores da sociedade na prevenção às drogas. Agradeceu o empenho dos instrutores, que atuam em sua hora de folga, para capacitar os alunos a serem difusores no combate ao uso e abuso das drogas. Agradeceu a Prefeitura Municipal pela parceria realizada em todos os Projetos sociais desenvolvidos pela PM e principalmente aos pais e alunos que se dispuseram a apoiar o Proerd.