No mês em que se comemora o Dia das Mães, a Lei 6.914/22 de autoria do vereador Otávio Trad ressalta a importância da conscientização e incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna.
Conhecida como Maio Furta-Cor, a proposta prevê ações de conscientização e incentivo ao cuidado materno como reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários e a distribuição de material informativo.
“Reforço a importância da atenção e cuidado materno. O objetivo deste programa é justamente dar todo o apoio necessário, seja físico ou mental, para as mães desde a gestação até o pós-parto”, afirmou o vereador. Sobre a nomenclatura da campanha, o parlamentar explica: “Furta-Cor é uma cor cuja tonalidade se altera de acordo com a luz que recebe, não havendo uma cor absoluta. No aspecto da maternidade não é diferente, nela cabem todas as cores”.
Saúde mental – Segundo pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma a cada cinco mulheres brasileiras sofre com depressão pós-parto, no período de 6 a 18 meses do bebê. Já em panorama mundial, dados apontam que o sofrimento mental materno pode ser tão intenso a ponto de causar suicídio, sendo uma das principais causas de morte de mulheres no primeiro ano de vida após o parto.