Guilherme Monteiro participa da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

 /

O prefeito Guilherme Monteiro (PSDB) e mais 52 prefeitos de Mato Grosso do Sul estão na capital Federal participando da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

Na manhã desta terça-feira (16), o presidente Michel Temer abriu o evento, que é organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e tem como objetivo oportunizar aos prefeitos um momento de representatividade e reivindicações junto ao Congresso Nacional. Em seu pronunciamento, o presidente passou informações importantes aos municípios endividados.

De acordo com o prefeito de Jardim, Temer fez o reparcelamento dos municípios com a Previdência, através de uma medida provisória. Para a prefeitura, esta notícia facilita a negociação e pagamento de contas que Jardim tem hoje. “Há um ano a nossa cidade está com o nome sujo; ou seja, no CAUC (Cadastro Único de Convênios) devido às dívidas da administração passada com o IPJ (Instituto da Previdência de Jardim), o que dificulta e muito nosso trabalho. Pois, essa negativação nos impede de receber emendas parlamentares estaduais e federais”, explica Monteiro.
Por meio desta decisão, os municípios poderão parcelar seus débitos em até 260 vezes.

A Marcha é considerada o maior evento político do mundo em número de autoridades presentes. “É um espaço de lutas para definir e alertar autoridades do Executivo, do Congresso Nacional e do Judiciário sobre temas que permitam a conquista de autonomia pelo Ente Município, além de mostrar ao cidadão os caminhos que os gestores municipais defendem como solução para enfrentar e vencer a crise que a todos atinge”, afirma o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

O evento vai até o dia 18 de maio. Na próxima sexta-feira, Monteiro deve cumprir agenda em Jardim normalmente.