Prefeitura capacita mais 300 agentes da Guarda Civil Metropolitana para Ronda Escolar, Motopratulhamento e Patrulhamento Urbano

 /

Para garantir e reforçar a segurança, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Especial de Segurança Pública e Defesa Social (Sesdes), entregou na tarde desta quarta-feira (27), a certificação nos cursos de Ronda Escolar, Motopratulhamento e Patrulhamento Urbano para mais 300 agentes da Guarda Civil Metropolitana.

Além do certificado, a Guarda também recebeu o investimento de duas novas viaturas para atuar na Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e Equipamento de Proteção Individual (EPI’s), com 80 capacetes e 40 kits contendo luvas, cotoveleiras, joelheira e bota para os servidores.

Presente no ato de formatura, a prefeita Adriane Lopes, ressaltou a importância da capacitação dos servidores para atuarem nas mais diversas frentes da segurança pública na Capital.

“Campo Grande é uma das cidades mais seguras do Brasil, mas continuamos capacitando a Guarda Civil Metropolitana para melhor atender à população. Instituímos a Ronda Escolar esse ano e capacitamos agora mais de 240 servidores para atenderem de forma profissional essas crianças, além dos outros cursos realizados. Qualificação traz resolutividade e qualidade no atendimento”, pontuou.

Ao todo, 248 servidores participaram do curso da Ronda Escolar, que tem a finalidade de capacitar e formar os agentes para atender as unidades municipais de ensino e no apoio a comunidade escolar, atuando em travessias, mediação de conflitos, rondas de perímetro e externas, além de palestras de orientação.

Com a implantação do aplicativo Educação Mais Segura, por exemplo, o chamado é feito e, em instantes, a viatura mais próxima é deslocada para o atendimento.

Há oito meses na Guarda Civil Metropolitana, Gislaine de Oliveira, conta que participar do treinamento é de extrema importância para desenvolver um trabalho de excelência no dia a dia. “Nós aprendemos e também passamos isso para as crianças. Aprendemos como lidar da melhor forma com eles, qual a necessidade, o que oferecer e como agir com essa faixa etária. Me sinto muito grata e feliz por ter entrado há pouco tempo na corporação e já participado de um curso tão rico como esse”.

Pela primeira vez, a GCM tem o curso Estágio de Patrulhamento Urbano, composto por instrutores 100% GCM’s, que trouxeram conhecimento dos principais centros de formação do país. Ao longo de uma semana, os 33 formandos passaram por extenso treinamento, aprenderam técnicas de infiltração em ambiente fechado, combate urbano, algemamento, manejo avançado de arma de fogo e arma longa com munição de elastômero, direção tática e abordagem em viatura duas e quatro rodas.

“O treinamento além de qualificação, nos prepara para as adversidades do dia a dia. Nosso treinamento teve uma elevada qualidade técnica, com instruções específicas e isso nos dá segurança para realizar nosso trabalho”, comenta o formando do curso de Patrulhamento Urbano, Franklin Souto Leonel.

Também foi criado o Grupamento de Motopatrulhamento. Os 30 servidores que compõem essa nova unidade e participaram do curso, poderão responder com mais agilidade aos chamados.

Para o secretário da Sesdes, Anderson Gonzaga, os investimentos em capacitação, viaturas e material, é um marco para corporação.

“Esse momento é histórico, não só para a Guarda Civil Metropolitana, mas para Campo Grande. Todas essas capacitações foram realizadas 100% por GCM’s próprios, especializados. Estamos trabalhando para que a Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande seja referência nacional e a população esteja cada vez mais satisfeita”.