Programa Juntos Pela Escola chega à região do Imbirussú para atender mais 28 unidades escolares

 /

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou na tarde desta terça-feira (29), na Escola Municipal João Evangelista, o programa Juntos Pela Escola, na região do Imbirussu, que tem 28 unidades escolares, sendo 14 escolas de Ensino Fundamental e 14 Emeis (Escolas de Educação Infantil). O programa vai aplicar R$ 40 milhões para revitalização das 205 unidades escolares.
 
Na escola onde aconteceu o lançamento do programa, estão matriculados 850 alunos, do grupo 4 ao 9° ano. Segundo a diretora adjunta da unidade, Eloisa Nunes Fonseca, já foi feito o levantamento junto com a APM (Associação de Pais e Mestres), do que precisa ser revitalizado no local. “A escola tem 55 anos e precisamos de ajustes e melhorias, como no telhado, por exemplo. O programa é algo muito esperado pela comunidade”.
 
 
A presidente da APM, Kátia Ribeiro, afirma que estão elencadas 10 prioridades para reforma. “Telhado, reforma da quadra, do portão de acesso lateral, pintura de toda unidade interna e externa, adaptação do banheiro e adequação da acessibilidade. Fizemos um levantamento e o investimento é de R$ 191 mil”.
 
 
De acordo com a auxiliar administrativa Silvana Santos, que prestigiou o evento, a reforma será boa também para a comunidade local. “Há anos não vemos o prédio pintado e o programa é a valorização do recursos público, estamos vendo para onde está indo nosso dinheiro e não tem nada melhor do que isso para a população”.
 
Marli Campos da Silva, é mãe da aluna Isabela, do 6° ano e se mostrou satisfeita com o Programa. “Eu acho ótimo essa questão da reforma, porque deixa mais bonito e melhor o ambiente onde nossos filhos estudam e passam boa parte do tempo”.
 
Durante o evento, os alunos do 9º ano fizeram uma apresentação em homenagem ao Sítio do Picapau Amarelo.
 
Presente no evento de lançamento, a prefeita Adriane Lopes afirmou que programa só dá certo por causa da gestão democrática e integração das forças interessadas. “Cada escola tem sua particularidade. Para o programa dar certo, a gente precisava ouvir cada necessidade de cada diretor e ter essa integração entre a escola, os profissionais e a comunidade. E não poderia dar mais certo, estamos dando início hoje a segunda região e vamos seguir até revitalizarmos todas as unidades, porque a educação é uma prioridade para a gestão e isso engloba capacitação e infraestrutura”, pontua.
 
O secretário de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, lembrou que este é o maior projeto de revitalização de escolas da história da Capital. “Quando pensamos no programa, sabíamos que ele teria especificidades porque cada unidade escolar precisa de algo na revitalização, que vai desde telhado, pintura, elétrica, hidráulica, até a acessibilidade. É particular, pensando para a necessidade cada criança, professor e diretor que vai usufruir”.