Parceria entre Prefeitura e Governo do Estado, obra na avenida dos Cafezais e Moreninhas transformam a vida de milhares de famílias

 /

Nessa quarta-feira (19), a prefeita Adriane Lopes visitou as obras de infraestrutura, duplicação e recapeamento da Avenida dos Cafezais, principal via de acesso à região do grande Los Angeles, além dos trabalhos de implantação da nova ligação às Moreninhas, melhorias realizadas numa parceria do Governo do Estado com a Prefeitura Municipal, beneficiando centena de milhares de pessoas na Região Sul de Campo Grande.

Na Avenida dos Cafezais, mais de 80% dos trabalhos estão concluídos. Com investimento de R$ 11,1 milhões, a obra tem cerca de 3,2 quilômetros de extensão, entre a Avenida Gury Marques e a Rua Engenheiro Paulo Frontin, atendendo mais de 80 mil moradores dos bairros Canguru, Centro-Oeste, Macaúbas, Marajoara, Mário Covas, Morada do Sol, Paulo Coelho Machado e Uirapuru.

“A soma de esforços do Governo do Estado e Prefeitura tem trazido importantes melhorias para quem mais precisa do apoio do poder público. Seguimos trabalhando para garantir que obras e melhorias como estas sejam implementadas nas 7 Regiões da nossa Capital, valorizando e proporcionando qualidade de vida a todos os campo-grandenses”, destacou a chefe do Executivo Municipal.

Adequações foram realizadas no cruzamento da Avenida dos Cafezais com a Rua Catiguá. Com a revitalização, o canteiro central foi aberto permitindo aos condutores que transitam pela Catiguá realizar a travessia de maneira direta.

“Antes, com o canteiro fechado, os veículos que seguiam pela Catiguá, ao chegar na Avenida dos Cafezais, precisavam dar uma volta, perdendo tempo num percurso mais complexo. Por se tratar de duas vias importantes, de grande fluxo, foi instalada a semaforização que será ativada, assim que a parte de sinalização vertical estiver concluída”, explicou o diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Janine Bruno.

Aguardada há décadas pelos moradores, a obra é classificada pelo empresário Paulo Costa Sebastião, de 48 anos, como a realização de um sonho. “Moro na região há mais de 30 anos e vi muita coisa acontecer nessa avenida. Andar pela Cafezais em horários de pico era muito difícil e perigoso. Nós perdemos muitos amigos em acidentes aqui. Mas hoje, a realidade é outra. Essa obra trouxe modernização, praticidade e valorização para os bairros da região. Acesso facilitado aos bairros e redução no tempo de deslocamento são alguns dos benefícios que chegam com a nova Cafezais”, comemorou ele.

Já o novo acesso às Moreninhas, vai mudar para melhor a vida de mais de 100 mil pessoas que transitam todos os dias pela região. Ao fim do projeto, ficará mais fácil e rápido chegar ao centro de Campo Grande, garantindo mais praticidade, agilidade e conforto para todos.

Maurício de Oliveira, 62 anos, morador das Moreninhas há 39 anos, é filho de Jurandir Domingues de Oliveira, nome que será dado a nova avenida de acesso ao bairro. Ele fala da emoção de ver algo pelo qual o pai tanto lutou, tornando realidade. “Quando nós chegamos aqui em 1984, era só mato, a Avenida Alto da Serra era toda de terra e eu passava por aqui e ficava pensando se algum dia seria diferente. Para nós é um grande progresso, fico muito orgulhoso de ver. Meu pai foi um grande líder comunitário, lutou muito por melhorias para a região, e ver tornar realidade algo pelo qual ele tanto lutou, é maravilhoso. A homenagem é mais que merecida”.

Além do novo acesso, que começa pela revitalização da Avenida Altos da Serra, várias outras ruas hoje sem asfalto serão pavimentadas, tais como as ruas Floreal, Ubirajara Guarani, Inconfidente, Buenópolis, Cana Verde, Salomão, Jaguariúna, Israelândia, Joaquim Leonardo Maia, Camocim, Osni Moura, Bento de Souza, Crispim Moura, Equipe Gugelmin e Equipe Barrichelo. Já o recapeamento será feito em partes das avenidas Alto da Serra e Gury Marques.

“É uma vida, né? As minhas filhas nasceram aqui. São mais de quarenta anos morando nas Moreninhas. Com a chegada desse novo acesso que muito em breve poderemos desfrutar, teremos mais uma opção de acesso, desafogando o trânsito nos horários de pico, além de valorizar a região e beneficiar todos nós, moradores que amamos nosso bairro”, disse o corretor de imóveis, José Carlos Borro de Oliveira, de 65 anos.