Prefeitura da posse aos novos membros do conselho de assistência social

 /

Tomaram posse nesta segunda-feira (17) os 24 membros do Conselho Municipal de Assistência Social. A nova diretoria do CMAS assume o biênio de 2022-2024, com 12 membros representando entidades governamentais e 12 representantes da sociedade civil. O segmento da sociedade civil é composto por membros de entidades, trabalhadores e usuários dos serviços de assistência social, escolhidos durante os fóruns por segmento, indicando os nomes ao conselho.

Já a equipe governamental inclui servidores das Secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação e Habitação.

Na abertura do evento, a Prefeita Adriane Lopes falou sobre sua experiência de trabalho junto a Secretaria de Assistência Social do município e destacou a importância de manter a parceria com as entidades e a nova diretoria do CMAS para fortalecer a política de Assistência Social de Campo Grande.

“Caminhei muitos anos próxima da SAS e agora me coloco à disposição de vocês para atender a população sempre da melhor forma. Conto com vocês para que provoquem as mudanças necessárias. Já temos vários trabalhos que são referência nacional e queremos avançar ainda mais”, pontuou.

O secretário municipal de Assistência Social, José Mário Antunes, agradeceu a parceria com os conselheiros que deixaram o cargo e relembrou o trabalho desenvolvido junto às diretorias passadas.

“Temos que trabalhar no sentido de agregar e para isso precisamos ouvir o próximo porque trabalhamos de forma democrática. Nosso gabinete está aberto a todos os órgãos e instituições que desejam fortalecer a política de assistência social do nosso município”, disse.

Representando as Organizações da Sociedade Civil (OSC’s), o coordenador do Centro de Integração da Criança e do Adolescente (CICA) Mário de Freitas, enfatizou a importância de uma agenda fixa para os conselheiros. “Temos muito o que avançar para a melhoria e desenvolvimento das políticas públicas no município. Este é um trabalho conjunto. Já avançamos muito nos últimos anos e hoje temos um espaço para deliberações e diálogo, mas temos que continuar unidos realizando um trabalho contínuo”, afirmou.

A nova presidente do CMAS, Márcia Reis, assume pela primeira vez o cargo e falou sobre a expectativa do trabalho. “Vamos atender as demandas que surgem todo dia buscando efetivar essa política pública e atender melhor aos usuários da Assistência Social. Estou confiante e feliz pelo apoio recebido e sei que vamos continuar com as parcerias para decidirmos o que é melhor para a população que necessita desses serviços”, finalizou.

Participaram da cerimônia, a secretária-adjunta de Assistência Social, Inês Mongenout, gerentes e superintendentes da SAS, além de representantes de entidades do setor.

Objetivos

O CMAS foi criado pela Lei n. 3.108 de 20 de dezembro de 1994 e é responsável pela coordenação da política de Assistência Social do município, acompanhando todo o processo de aplicação de recursos e execução das ações na área da assistência social.

O Conselho também tem a função de estabelecer diretrizes a serem observadas no Plano Municipal de Assistência Social, aprovar as políticas do setor e gerir o Fundo Municipal de Assistência Social, fiscalizando a movimentação e aplicação de recursos.

Confira a nova diretoria do CMAS

Representantes de Órgãos Governamentais

Titular: Márcia da Silva Reis

Suplente: Helton Cássio Pereira Rocha

Titular: Fabiana Duarte Costa

Suplente: Gizeli Motta do Prado

Titular: Emerson Andrade Gonçalves

Suplente: Elizete Rodrigues de Oliveira

Secretaria Municipal de Educação – Semed

Titular: Fernanda Samara Rodrigues Magalhães

Suplente: Mônica Pereira Nogueira

Secretaria Municipal de Saúde – Sesau

Titular: Lesly Lidiane Ledezma Abastoflor

Suplente: Inara Luiza Sales Cabral

Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários de Campo Grande – Amhasf

Titular: Julienne de Araújo Ruiz

Suplente: Pâmela Ramos Barbosa de Oliveira

Representantes de entidades não governamentais organizações de usuários da área de atuação da assistência social

Fórum Municipal dos Usuários do Sistema Único de Assistência Social de Campo Grande

Titular: José Humberto da Silva

Suplente: Elizete Geraldo Gomes

Titular: João Batista do Nascimento

Suplente: Leide Socorro Buenos da Silva

Organizações de Assistência Social Prestadoras de Serviço Socioassistenciais

Centro de Integração da Criança e do Adolescente – CICA

Titular: Mário de Freitas

Associação Pestalozzi de Campo Grande

Suplente: Cristiane Tiecher Cirelle

Sirpha Lar do Idoso

Titular: Maria Christina Gomes de Oliveira

Instituto de Desenvolvimento Evangélico-IDE

Suplente- Vilma Irene da Silva

Organizações de trabalhadores da área de atuação da assistência social

Fórum Municipal dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social

Titular: Bruna Lemes Cafure Carretoni

Suplente: Erika Ferreira de Mattos Pessato

Titular: Ronald Ferreira de oliveira

Suplente: Bethânia dos Santos Porto