Vereador Otávio Trad apresenta projeto “Manobra que Salvaâ€

 /

Uma ação rotineira: entrar e sair do carro. Ato simples e tão comum, mas que pela falta de atenção pode causar acidentes fatais. Aqui na Capital, em menos de um mês, duas pessoas perderam a vida devido à falta de atenção dos motoristas ao abrirem a porta do carro.

Com o objetivo de orientar e conscientizar os motoristas, motoqueiros, ciclistas e todos que utilizam o trânsito, o vereador Otávio Trad apresentou o projeto de Lei 11041/23, que institui o programa “Manobra que Salva”.

O “Manobra que Salva” consiste em, ao abrir a porta por dentro dos veículos, o motorista usar, preferencialmente a mão oposta ao trinco. “Com esse movimento, o tronco gira e facilita o olhar para trás antes de abrir a porta e assim conseguimos ver se algum ciclista ou motociclista vem em direção ao carro, além é claro de tornar o movimento de abrir a porta um pouco mais lento”, explica o vereador.

Modelo – O projeto foi inspirado na Manobra Holandesa, utilizada em países como a Holanda desde 2016. No caso da Holanda, o país possui mais de 16 milhões de bicicletas e a manobra é ensinada para as crianças e inserida no código de trânsito, podendo gerar até a suspensão da CNH, caso o motorista seja flagrado abrindo a porta com a ‘mão errada’.

Olhar sempre para os retrovisores e espelhos; ao entrar e sair do veículo, procure não abrir totalmente a porta; ciclistas e motociclistas não devem passar muito próximo aos veículos e nunca deixar a porta aberta são ações simples que também podem salvar vidas.