Curso oferecido pela Semu é alternativa de geração de renda para mulheres do bairro União

 /

O pátio da Paróquia Cristo Bom Pastor, localizada no Bairro União, foi o ambiente que reuniu 20 mulheres nessa quarta-feira (5), que participaram do curso de Patch Aplique, ação promovida por meio da Subsecretaria de Políticas para a Mulher (Semu). A técnica consiste em aplicar retalhos de tecido em formatos diversos em panos de prato, uma forma simples de personalizar produtos por meio de cola e ferro quente.

Vanessa Martini, moradora do Bairro União, participou da oficina com intuito de aprender uma opção de atividade e, a partir daí, empreender para uma renda extra, como também realizar o que aprendeu para seu lazer. “Eu vim com o interesse de aprender uma atividade que possa me oferecer uma renda e me ajudar com as despesas de casa, mas também como uma terapia, para me desligar um pouco de todas as minhas obrigações de casa. É muito bom em todos os sentidos”, aponta a dona de casa.

“É uma opção de renda extra para o orçamento da minha família. No meu caso, sou mãe solteira, cuido de três filhos, isso vai me ajudar bastante. Hoje faço diárias como doméstica, não tenho renda fixa, então também tenho tempo de produzir esses panos de prato no meu tempo vago e vender”, aponta Carolina Alvarenga, 33 anos.

A autônoma ainda afirma que os cursos disponibilizados gratuitamente pela Semu, podem ajudar muitas mulheres que também não têm outras atividades e ficam isoladas em suas residências. “Tenho muitas amigas que não trabalham, que só ficam em casa se dedicando aos afazeres domésticos e acabam caindo numa rotina de solidão. Esses cursos ajudam muitas mulheres que estão sem integração social e muitas vezes entram até em depressão. Parabéns para a Prefeitura pela iniciativa. Pode salvar vidas”, explica Carolina.

Maria Margarete, Coordenadora da Pastoral Social da Paróquia Cristo Bom Pastor, aponta a importância da parceria com a Prefeitura em levar esses cursos para o Bairro União. “Sou coordenadora há dois aos aqui da Pastoral e nossa prioridade é trazer ações que proporcionem bem-estar associado a alguma técnica que possa gerar alguma alternativa de fonte de renda. Somos gratos por esses projetos que a Semu nos oferece, porque justamente traz o benefício certeiro que procuramos ofertar junto à comunidade”, finaliza.

Neste primeiro semestre de 2023, de janeiro a junho, a Prefeitura, por meio da Semu, atendeu cerca de 450 mulheres das sete regiões de Campo Grande, com cursos e oficinas voltados a técnicas de artesanato e de higiene e manipulação de alimentos.