Prefeitura destaca potenciais econômicos de Campo Grande em agenda com embaixadores Italianos

 /

A Itália é um dos principais parceiros econômicos do Brasil. Somente com o Mato Grosso do Sul foram USD 188 milhões de produtos exportados no último ano, sendo que Campo Grande representou USD 21,3 milhões. E muitas oportunidades, além das comerciais, são e estão sendo construídas. Neste sentido, a prefeita Adriane Lopes recebeu nesta tarde (26) o embaixador da Itália no Brasil Francesco Azzarello, que está na Capital para conhecer os potenciais locais e retomar parcerias.

“Recebemos aqui na sala internacional diversas delegações de vários países e hoje tivemos a honra de recepcionar o embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, junto com o presidente da Comissão de Relações Exteriores, o senador Nelsinho Trad. Discutimos pautas de grande importância como o projeto de cidades-irmãs que está sendo retomado entre Campo Grande e Turim, na Itália. Estamos seguindo, apresentando nossas propostas, projetando a nossa capital para o Brasil e o mundo”, destacou a prefeita Adriane Lopes.

O embaixador Francesco Azzarello disse ter tido uma excelente impressão da Capital que, segundo ele tem se fortalecido como uma propulsora de oportunidades. “Tive uma reunião muito interessante e produtiva para o futuro e o trabalho conjunto que vamos fazer. Os italianos têm interesse e são envolvidos com tecnologia, agropecuária, parques tecnológicos e já temos uma parceria com Campo Grande e Turim, cuja região também tem um parque tecnológico muito importante – e já estamos trabalhando e vamos fazer muito mais”, disse.

O fortalecimento da relação entre as cidades e a Itália pode trazer grandes benefícios para Campo Grande, que já está se tornando um grande hub de distribuição para todo o Brasil com a implementação da Rota Bioceânica. O projeto econômico, produtivo e logístico, vai estimular a integração aduaneira e o comércio regional. Sua efetivação conectará o Centro-Oeste brasileiro aos portos do Norte chileno, reduzindo a distância, o tempo e o custo com o acesso ao Pacífico, aos principais consumidores de commodities do mundo e também aos grandes polos de tecnologia da Ásia e da América do Norte.

Na área da educação há acordos de intercâmbio entre universidades, cursos profissionalizantes, com trocas na área da ciência e tecnologia.

“Estamos valorizando as potencialidades das diferentes localidades e estimulando setores como a indústria, comércio, serviços e turismo. Turim é a 4ª maior cidade da Itália e é altamente industrializada, ao lado de Milão e Genova, formando o famoso “triângulo industrial”. Tem grande importância, inclusive, na indústria automobilística, sendo a sede da Fiat e local de produção da Lancia, Alfa Romeo e Masserati”, lembrou o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico a Agronegócio, Adelaido Vila.

Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, o senador Nelsinho Trad falou da importância da visita institucional. “Nós estivemos aqui com o embaixador da Itália no Brasil para fazer uma visita à prefeita de Campo Grande Adriane Lopes, que nos apresentou as potencialidades da nossa Capital. Foi uma agenda muito produtiva, porque, com certeza, daqui haverão de formatar novas parcerias para o futuro. Não só de Campo Grande, mas de todo o Mato Grosso do Sul”, afirmou.

CGR Business

Instalado nos altos da Afonso Pena, o CGR BUSINESS SPACE garante que empresários de outros estados e países possam se reunir para relações comerciais com os empreendedores de Campo Grande. O espaço é destinado a cooworking de negócios, tecnologia, turismo e cultura. Para mais informações sobre o local basta acessar  www.campogrande.ms.gov.br/sidagro/canais/cgr-business-space/.