Em Brasília, prefeita Adriane Lopes apresenta ao BID os resultados das obras de requalificação do centro

 /

A prefeita da Capital, Adriane Lopes cumpre agenda em Brasília nesta quarta-feira (20), onde se reuniu com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para apresentar o andamento e resultados, bem como a prestação de contas das obras de requalificação do Centro, por meio do Programa Reviva Campo Grande. Ainda na capital federal, a chefe do Executivo Municipal se encontrou com parlamentares da bancada de MS, na busca de apoio para dar andamento a obras prioritárias para a Capital.

Na agenda, a Prefeita incluiu reuniões com a senadora Tereza Cristina e o deputado federal Dr. Luiz Ovando, que foram pautadas nos projetos de infraestrutura para drenagem e pavimentação de diversos bairros, requalificação e expansão da malha cicloviária de Campo Grande, construção de praças e parques, revitalização de Unidades Básicas de Saúde, e a construção do Hospital Municipal.

“Fomos em busca de recursos para obras importantes da nossa cidade, que certamente irão proporcionar melhorias na qualidade de vida das pessoas que moram em Campo Grande, como por exemplo a reforma das unidades de saúde, que com a execução dos projetos, esses locais poderão ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência/emergência, garantindo assim maior agilidade”, ressaltou Adriane Lopes.

Reviva Campo Grande

Acompanhada da subsecretária de Gestão e Projetos Estratégicos Catiana Sabadin, a prefeita de Campo Grande apresentou aos representantes da instituição financeira internacional, o conjunto de ações do Programa, que a partir de 2018 começou uma verdadeira transformação na área central, derivada do empréstimo de US$56 milhões do BID, destinado à melhoria da infraestrutura e espaços públicos que incluíram instalação de linhas subterrâneas de energia e melhoria dos serviços de comunicação, mobiliário urbano e paisagismo, entre outras áreas.

No mês de maio, uma equipe do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) esteve em Campo Grande para avaliar as obras e atividades executadas no Programa até o momento. O contrato de financiamento encerra em dezembro de 2023.

A primeira etapa do Reviva Campo Grande compreendeu a requalificação da Rua 14 de Julho, entregue à população em novembro de 2019. Já a segunda etapa, envolve a requalificação da área central, entregue no final do ano passado; a Vila dos Idosos, que segue com as obras em andamento; a revitalização do Corredor de Transporte da Rua Rui Barbosa, também finalizada em 2022; o Cadastro de drenagem, com licitação em andamento; o Plano Local da Região Urbana do Centro, concluído; habitação no centro com a construção do Condomínio Belas Artes, e o projeto de Cidade Inteligente na área central, em processo de licitação.

“Para nós é de grande importância e relevância apresentar os resultados das obras do Centro ao BID. As melhorias trouxeram desenvolvimento para a região. A prestação de contas é necessária, tendo em vista que é nosso dever a transparência com o dinheiro público. Mostramos ao executivos do Banco tudo aquilo que foi realizado, como por exemplo o recapeamento de vias importantes, implementação de corredores de transporte, bem como faixas exclusivas para ônibus, estes que diminuem o tempo de percurso, semáforos inteligentes, acessibilidade nas calçadas, alem de outras melhorias”, destacou a Prefeita.