Prefeitura de Campo Grande institui semana da cidadania nas escolas da Reme

 /

A Prefeitura de Campo Grande instituiu no calendário oficial de eventos do município a Semana da Cidadania a ser realizada no mês de outubro nas escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino). Conforme a publicação no Diogrande desta segunda-feira (15), a Semana tem finalidade cultural e educacional, além de envolver os alunos, pais e a comunidade. A campanha deverá ser realizada em sala de aula ou em local diverso, desde que nas dependências das escolas, e ser aberto à comunidade.

Portanto, no mês de comemoração serão realizadas atividades cívicas com os hinos da Cidade de Campo Grande e do Brasil, além de promover atividades educativas relacionadas à educação ambiental, com a finalidade de conscientizar sobre a importância da preservação e conservação do meio ambiente.

Ainda de acordo com a publicação, a Semana da Cidadania pretende conscientizar sobre a importância e o cuidado com o patrimônio público, demonstrando as consequências do seu desrespeito, além do custo gerado à população.

Dentre as pretensões, tem a de enfatizar sobre o papel do cidadão campo-grandense, da sua importância na estruturação e desenvolvimento do município por meio do cuidado e conscientização quanto aos seus deveres e também, conscientizar e enfatizar o direito das pessoas de exercerem livremente sua religião, em um ambiente de respeito às diversas crenças, religiões, ritos e símbolos sagrados, combatendo a intolerância religiosa, e deixando claro o que consta na Constituição Federal, onde os locais considerados sagrados para cada credo devem ser protegidos.

Um dos objetivos da Semana ainda é conscientizar que o ambiente escolar deve contribuir para a formação cidadã da criança e do adolescente, propagando valores humanos e incentivando projetos solidários, sendo vedado qualquer tipo de questão ideológica.

Então, a organização, realização e a seleção das atividades ficarão sob a responsabilidade da direção das escolas, tendo a cooperação dos professores, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação (Semed).