Diretores da Reme recebem formação sobre programa juntos pela escola

 /

A Prefeitura de Campo Grande promoveu para diretores de todas escolas municipais de Campo Grande (Reme), a formação sobre o programa Juntos Pela Escola, que vai reformar todas as unidades escolares da Capital com investimento de R$ 40 milhões. A palestra, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, foi realizada nessa segunda-feira (8), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O encontro contou com a presença da prefeita Adriane Lopes, que afirmou ser a primeira vez na história da Educação de Campo Grande que um programa como o Juntos Pela Escola é desenvolvido. “Do total, 25% do que temos para gastar com a educação serão aplicados na infraestrutura das escolas. Precisamos trazer respaldo para a educação da Capital e queremos fazer com que a educação seja referência. Para se ter um bom pedagógico, necessita-se de uma boa infraestrutura para as nossas crianças e funcionários da unidade”, disse.

Ainda de acordo com a Prefeita, o programa vai fomentar a economia das sete regiões de Campo Grande e dos dois distritos. “As Associações de Pais e Mestres (APM) e escolas vão contratar os serviços e comércios do bairro, isso vai fomentar a economia em todas as regiões. O Juntos pela Escola será referência em todo país, porque vamos fazer isso acontecer”, complementou.

O secretário municipal de Educação Lucas Henrique Bitencourt fez a apresentação e o detalhamento da aplicação dos recursos. Ele destacou que haverá lisura em todo o processo, que será também acompanhado pelas APMs (Associação de Pais e Mestres), que vão receber o valor para reforma da unidade escolar. “Somos servidores públicos e ordenadores de despesa, por isso, precisamos de transparência e lisura no processo”. O encontro reuniu também a secretária municipal de Finanças e Planejamento, Márcia Hokama, e o Controlador-Geral Adjunto do Município, Elton Dione de Souza, que falaram sobre os recursos, bem como o suporte técnico nos projetos para execução das obras.

Segundo a presidente do Conselho de Diretores e Diretores-Adjuntos das Escolas Municipais (Condaem), Lúcia de Fátima Oliveira, após o lançamento do programa, hoje foi dia do projeto sair do papel. “É o sonho começando a se realizar. O evento de hoje é para explicar de onde são os recursos que vão ser investidos nas escolas, todo trâmite foi explicado hoje”.

A diretora da Escola Múcio Teixeira, Fátima Martinez, classificou como excelente o evento sobre a implantação do programa. “Foi esclarecedor, pois quanto mais informações a gente tem, melhor a gente consegue informar a comunidade também”. Para a presidente da APM da Escola Múcio Teixeira, Glauce Tavares, já foram elencadas as prioridades do que precisa ser reformado na unidade.

Tabata Barbosa de Oliveira, presidente da APM da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Paulino Romeiro Paré, afirmou que a palestra foi bastante esclarecedora. “Muitas coisas que o secretário, principalmente, explicou eu não tinha ideia. Nós já elencamos prioridades do que deve ser reformado na Emei”, disse ela, ao lado da diretora, Glauce Nascimento. “Achei a palestra bastante esclarecedora, coisas que não sabíamos, nos foi passado hoje”, afirmou a diretora.