Campo Grande tem mais de 43,6 mil pessoas já vacinadas contra a gripe

 /

Aproximadamente 43,6 mil pessoas já foram imunizadas contra a gripe em Campo Grande, o que representa 12,89% de cobertura , conforme nova parcial da campanha de vacinação divulgada nesta segunda-feira (24) pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). A meta é vacinar ao menos 90% dos públicos estabelecidos como prioritários pelo Ministério da Saúde, o equivalente a 300 mil pessoas.

Conforme o relatório disponibilizado pelo Serviço de Imunização da Sesau,  a maior procura continua entre os idosos de 60 anos ou mais. Até o momento, 28.270 pessoas pertencentes a este público foram vacinadas, ou 28,98% do quantitativo populacional estimado em 134,7 mil pessoas.

Os professores do Ensino Básico e Superior, que englobam o público de Trabalhadores da Educação, também continuam entre que mais se vacinaram, com 14,46% de cobertura, e em seguida aparece as Puérperas, com 12,9%, seguido das Gestantes, com 12,12% e os Trabalhadores da Saúde, com 11,08|%.

A superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo, lembra que  desde o início da campanha, a vacina está disponível para todos os públicos prioritários em Campo Grande.

Conforme a superintendente, a baixa procura, sobretudo entre as crianças, reacende o alerta para que os pais e responsáveis busquem as unidades para vacinar os pequenos.

“O nosso município está enfrentando um surto de doenças respiratórias, o que reforça a importância de manter a caderneta de vacinação em dia” , disse.

Podem receber a dose da vacina indivíduos com 60 anos ou mais de idade; as puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); os trabalhadores de saúde; os povos indígenas;  as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); as gestantes; e, profissionais das Forças Armadas; das forças de segurança e salvamento, trabalhadores do serviço rodoviário de transporte de passageiros, população com deficiências permanentes, população com comorbidade, profissionais do sistema penitenciário, profissionais portuários, população privada de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

Na última campanha a cobertura foi muito abaixo do recomendado, que é de pelo menos 90% para cada um dos públicos. Em 2022, apenas 43,4% de todo o público-alvo buscou pela vacinação.

 A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades de saúde da Capital protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, sendo eficaz contra as três formas diferentes de gripe. 

Durante a semana, a vacinação está disponível durante todo o dia (manhã e tarde) em mais de 70 unidades básicas de saúde (UBS) e de saúde da família (UBSF). Aos sábados e feriados, o município tem realizado plantão de vacinação em ao menos três unidades referenciadas, além de ações itinerantes em locais de grande circulação de pessoas, como os shoppings.

“Estamos buscando facilitar o acesso da população para que a gente consiga ter uma boa cobertura vacinal este ano, mas cabe esclarecer que é necessário que as pessoas se conscientizem e busquem os pontos de vacinação. É importante ressaltar  ainda que a gripe pode evoluir de forma grave e ocasionar até a morte, sendo a vacina umas das melhores formas de prevenção”, conclui.

A doença
A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.

Prevenção
Cuidados simples ajudam na prevenção contra a Gripe:

  • Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas;
  • Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.
  • Evite tocar a boca e o nariz.
  • Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.
  • Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.
  • Mantenha hábitos saudáveis: coma e durma bem, além de fazer exercícios físicos regulares.