Abril Laranja: Lei de autoria do vereador Otávio Trad institui ações de prevenção e conscientização às amputações

 /

Sancionado no ano passado, a Lei 6.971/22 de autoria do vereador Otávio Trad institui políticas de Prevenção e Conscientização às Amputações seja em decorrência de diabetes ou provocada por lesão física ou trauma proporcionando qualidade de vida as pessoas amputadas.

Dados divulgados recentemente pela Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação revelam cerca de 500 mil pessoas amputadas. É o caso de Lenir Galvão, auxiliar administrativa, que em 2009 após um acidente de moto teve a perna esquerda amputada. Ela relata que, até o acidente só via pessoas amputadas por motivo de doenças. “Depois que aconteceu comigo, comecei a ver o quanto existem pessoas na mesma situação. Pessoas são mutiladas diariamente, por isso a importância de campanhas educativas, principalmente em relação ao trânsito”.

Para o vereador é preciso promover o bem estar da pessoa amputada e principalmente instituir o processo de inclusão social dessas pessoas no mercado de trabalho, além de campanhas de conscientização e programas de reabilitação. “A amputação de um membro, seja por diabetes ou mesmo por acidente de trânsito traz uma adaptação difícil para a pessoa. É preciso um olhar atento a isso”.