Prefeitura assina acordo para uso de sistema eletrônico de informações

 /

Ao considerar as 12 metas de governo do eixo Campo Grande Mais Inteligente e a busca por novas ferramentas gerenciais para auxiliar na melhoria de seus processos e serviços, a Prefeitura de Campo Grande assinou o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), para a cedência de uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A solenidade aconteceu no auditório do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG) nesta quinta-feira (16).

O SEI é um sistema de processo eletrônico administrativo para gerir o conhecimento institucional, tem como princípio a redução dos custos de logística e recursos referentes ao atual modelo de protocolo da Prefeitura, destacando-se a redução do uso de papel, da necessidade de espaço físico nos depósitos e arquivos, inovando o processo de protocolização.

“É uma ferramenta que tem suporte à produção, edição, assinatura e trâmite de processos e documentos, proporcionando a sua virtualização. Entre os seus principais ganhos, está a celeridade dos processos de trabalho, facilidade no acesso às informações institucionais, o que propicia segurança e economicidadeâ€, afirmou Paulo Fernando Cardoso, diretor-presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec).

O novo serviço eletrônico vai substituir o atual sistema considerado ultrapassado, o NXView/ARGOS. A implantação do SEI no âmbito da Prefeitura de Campo será realizada em duas etapas, inicialmente serão tratadas as diretrizes para a implantação, que é uma etapa gerencial, voltada para as definições estratégicas. A etapa posterior diz respeito aos aspectos organizacionais, a processos de trabalho, a pessoas envolvidas no projeto, a infraestrutura e tecnologia, à comunicação, e ao próprio plano de implantação.

“Para dar um exemplo de como será a mudança, vou citar como referência o filme Ghost, um clássico dos anos 80. Lembram daquele sistema que as personagens utilizam no ambiente de trabalho, com a tela escura e só letrinhas verdes, sem nenhum outro recurso visual? Pois bem, sairemos de um programa como esse e vamos entrar um sistema ultra-moderna, veloz, seguro e eficienteâ€, explicou a representante do SEI, Ângela Aparecida Ferreira.

A solenidade contou com a participação de representantes de todas as secretarias, agências e outros órgãos municiais que serão beneficiados pelo Sistema SEI. Em discurso, a prefeita Adriane Lopes afirmou que uma das prioridades de sua gestão é modernizar todos os setores do executivo, principalmente os recursos tecnológicos para dar celeridade ao atendimento ao cidadão e pediu o apoio de todos os servidores.

“Sabemos que implementar processos de mudança em uma gestão, não é fácil. São passos e passos, parcerias e parcerias para que a gente consiga avançar. Tem setores da Prefeitura que exigem essa mudança o mais rápido possível, por isso peço o cuidado e dedicação de todos pois, trabalhar com dados, pode não parecer, mas é trabalhar com vidas através dos serviços ofertados. E eu tenho certeza que será um sucesso esse processo implementado pois conto com a parceria de todos vocês. Se apropriem e utilizem esse programa, e assim estaremos contribuindo para que Campo Grande se torne cada vez mais, uma Capital de oportunidades, de mudança e inovação†concluiu a prefeita.

Â