Funesp retorna com oficinas aquáticas no parque Ayrton Senna

 /

A Prefeitura de Campo Grande retornou esta semana com a programação das oficinas de aulas aquáticas do Programa Movimenta Campo Grande, nas piscinas públicas do Parque Ayrton Senna, localizado na região do bairro Aero Rancho. As oficinas acontecem duas vezes na semana, sendo terça e quinta ou quarta e sexta, com duração de 45 minutos.

As oficinas oferecem aulas para crianças, adultos e PCDs. O objetivo é nortear as ações dos agentes sociais de esporte e lazer que atuam nas oficinas das respectivas modalidades oferecidas, visando contribuir para o desenvolvimento integral do participante, na perspectiva do esporte de formação.

A ação ainda tem a intenção de promover a modalidade de forma artístico-recreativo e possibilitar o acesso de crianças, adolescentes, jovens e adultos da cidade.

As turmas são organizadas de forma mista. Para participar das aulas, o interessado passa por um teste, previamente agendado com o agente social responsável pela oficina, que determina qual a turma o participante fará parte.

O Parque conta com três piscinas, pista de atletismo de padrão internacional onde foram aplicados mais de seis mil metros de lona emborrachada, importada da Alemanha, distribuídas em 126 rolos de 50 metros. A pista foi inaugurada em fevereiro de 2020.

As aulas de natação do infantil estão divididas em: natação infantil (adaptação 1 e 2 – 5 alunos), natação infantil (nível 1, 2 e 3 – 10 alunos), natação Adulto (12 a 15 alunos) e hidroginástica (35 alunos).

Neste nível, os atendimentos são destinados a crianças de quatro e cinco anos de idade completos. Nesta faixa etária, os ganhos motores com a ludicidade são maiores, motiva as crianças para a participação e o aprendizado no ambiente aquático, para que a criança consiga ter segurança ao se deslocar na água, com auxílio de materiais como a prancha e macarrão.

A agente social que ministra aulas de natação para crianças, Barbara Albino, fala como é ensinar a comunidade. “Estar atuando nas políticas públicas é muito importante. O papel do professor inserido na sociedade esportiva é fundamental para a educação, conhecimento e outros benefícios. Para a saúde é fundamental”.

Com as crianças são trabalhadas as seguintes habilidades: Controle da respiração (Bolhas pelo nariz); Flutuação ventral e dorsal (Estrela do céu e mar); Deslize ventral e dorsal (Foguete); Nado submerso (conseguir pegar objetos no fundo da piscina) e nado crawl rudimentar (conseguir deslocar sem material) e Pernada do nado Costas (propulsão de perna e sustentação).

Poliana Marques de Oliveira, assistente social e mãe do Pedro Lourezo, de cinco anos, fala porque levou seu filho para participar das aulas de natação. “Eu fiz atividades pela Funesp, musculação e pilates e gostei demais e quando eu vi que tinha saído vaga para natação infantil resolvi colocar ele para fazer. Ajuda o crescimento dele, atividade extracurricular, diversão. Essa é a primeira atividade esportiva dele”, pontua.

Jaqueline Ozorio, balconista e mãe de uma das alunas praticantes da natação, contou sobre o que a modalidade pode ajudar na saúde de sua filha.

“É muito boa, especialmente para minha filha que tem bronquite asmática. Vai influenciar no desenvolvimento do pulmão, da área respiratória dela, é essencial. Ela também é ansiosa, então, vai estar trabalhando nisso também. É uma indicação médica, para tratamento. Meu irmão que me indicou a aula e nós amamos”.

Para a oficina de Hidroginástica, é necessário que o participante tenha conhecimentos básicos em ambientes aquáticos, para que consiga se deslocar e movimentar sem que coloque sua própria vida em risco. Caso contrário, é necessário que o participante inicie na modalidade de natação e mais tarde migre para a Hidroginástica.

Nas aulas de hidroginástica os professores trabalham com os alunos na parte Inicial, o Aquecimento (exercícios aeróbicos, como: saltos, deslocamentos, corridas, dentre outros). Já na parte principal, são aplicados exercícios focalizados, localizados para cada parte do corpo (membros superiores, tronco e membros inferiores) e parte a final com alongamento e relaxamento.

Nas aulas de natação adulta, as turmas são divididas em natação nível adulto I e II, organizadas de maneira mista (masculino e feminino) e pessoas com deficiência. A faixa etária mínima para participar é de 16 anos, conforme conhecimento de nado e técnica.

No nível I são trabalhadas as seguintes habilidades: Controle da respiração em meio aquático. Flutuação em geral fazendo com que o aluno não afunde, tendo o controle corporal sem ajuda de materiais auxiliares (flutuadores ou pranchas); Propulsão de deslizamento, frontal, e decúbito dorsal, para desenvolvimento dos movimentos de nado e braçada de crawl e costas.

No nível II, os alunos terão contato com nado peito completo; Nado borboleta completo; Virada do Nado Peito e Borboleta; Virada Olímpica (Nado Livre e Costas) e Saída de ponta (saída do bloco de partida).

A oficina de Aquáticas pertencem ao Programa Movimenta Campo Grande, que tem o objetivo de ampliar o acesso ao esporte e lazer aos cidadãos com a oferta de atividades físicas e esportivas, a partir de experiências que incentivem um estilo de vida ativo, contribuindo para o desenvolvimento humano e sustentável da população.

Serviço

Para mais informações sobre as aulas, os interessados devem ir até o local as terças, quartas, quintas e sextas feira, e procurar diretamente o professor coordenador responsável pelas atividades dentro do Parque Ayrton Senna.