Três unidades abrem para testagem de vacinação contra a covid-19 neste sábado

 /

Neste sábado (24), três unidades básicas e de saúde da família estarão abertas para testagem e vacinação contra a Covid-19. Os atendimentos acontecem de 7h30 às 17h na UBS 26 de Agosto, UBS Dona Neta e USF Moreninhas.

Nesta semana, a Prefeitura de Campo Grande ampliou o público para aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19. Além dos idosos com 70 anos ou mais, o reforço estará liberado para imunocomprometidos, índigenas aldeados e quilombolas com 12 anos ou mais.

Conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, para receber  o reforço é necessário estar com o esquema primário completo e ter recebido a última dose há pelo menos quatro meses.

A vacina bivalente, produzida pela Pfizer, foi especialmente produzida em cima de duas variantes da Ômicron, da última grande onda que tivemos no Brasil e que até hoje são as responsáveis pelo maior número de casos. Os frascos se diferenciam dos demais por terem a cor da tampa cinza.

Já a monovalente é a vacina que vem sendo utilizada durante toda a pandemia. Para a estratégia de vacinação contra a covid-19 ela tem como base o vírus original do coronavírus, o SARS-CoV-2, que é o patógeno responsável pelo covid-19. Por isso, são chamadas de vacinas ancestrais.

Quais são os públicos imunocomprometidos?

Transplante de órgãos sólidos ou medula óssea;
HIV;
Doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticóides
em doses maiores ou iguais a 20 mg/dia de predinisona ou equivalente por
pelo menos 14 dias;
Uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão;
Imunodeficiências primárias;
Doença renal crônica em hemodiálise;
Tratamentos quimioterápicos ou radioterápicos contra câncer nos últimos seis meses;
Neplasias hematológicas

Demais públicos

A vacinação segue disponível para crianças de seis meses a menores de 1 anos sem comorbidades, crianças de 1 a 2 anos com comorbidades e pessoas de 03 anos ou mais, bem como aquelas que precisam tomar as doses de reforço.

As doses de reforço devem ser tomadas conforme indicação para cada imunizante e público, seguindo um intervalo de 28 dias a quatro meses, conforme calendário pré-estabelecido pela Sesau.

A aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) está liberada para todas as pessoas com 18 anos ou mais, vacinadas com a terceira dose há pelo menos quatro meses.

Caso haja dúvida sobre a data para aplicação do reforço basta acessar o carteirinha digital disponível no site: vacina.campogrande.ms.gov.br.

Durante a semana, a vacinação é os testes para detecção da Covid-19 são disponibilizados nas 74 unidades básicas e de saúde da família, seguindo cronograma da Sesau.

Â