Aplicação da bivalente é ampliada e pessoas com 70 anos ou mais podem vacinar

 /

A partir desta terça-feira (21), idosos com 70 anos ou mais que estejam com o esquema primário completo e tenham recebido a última dose há pelo menos quatro meses poderão receber a vacina bivalente, que protege a população contra o vírus da Covid-19 e suas variantes.

Conforme a nota técnica do Ministério da Saúde, esta vacina deve ser aplicada somente como reforço e será ministrada por fases. Neste primeiro momento a dose está destinada a pessoas a partir de 70 anos, acabamados e população que mora ou trabalha em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs).

“No restante da população desta primeira fase, as equipes das unidades de saúde irão até os locais, tanto nas residências de pacientes que são acamados e acompanhados por estes locais, quanto nas ILPIsâ€, explica a superintendente de vigilância em saúde, Veruska Lahdo.

Durante o Carnaval, foi montado uma estratégia de plantão e vacinação itinerante para facilitar o acesso aos imunizantes contra a Covid-19. São três unidades de saúde abertas das 7h30 às 17h e uma equipe volante no shopping Norte Sul Plaza, das 12h às 19h.

Â