Prefeitura de Campo Grande intensifica serviço de abordagem com foco no resgate da autoestima e transformação de vida

 /

Com o objeto de reforçar a atuação do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), a Prefeitura de Campo Grande está intensificando o trabalho de abordagem nos principais logradouros da cidade. No total, dez equipes do Seas atuam de forma ininterrupta, 24 horas, os sete dias da semana. De dezembro de 2022 até fevereiro de 2023 foram realizadas 8550 abordagens.

A ação tem como foco dar continuidade à campanha “Não dê esmolas, dê dignidade, não dê esmolas, dê oportunidades”, que foi desenvolvido no final do ano passado, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS).

Durante toda esta semana a equipe do Seas realizou um trabalho intensificado com mapeamento das sete regiões da cidade para acompanhar o fluxo da população em situação de rua, e dessa forma, realizar a busca ativa nas principais praças e logradouros da cidade. As pessoas em situação de rua que aceitam o acolhimento são direcionadas para o Centro Pop, onde recebem alimentação e todo atendimento necessário para ser encaminhado para reinserção familiar ou para unidade de acolhimento.

O secretário municipal de assistência social, José Mário Antunes, acompanhou as ações das equipes de abordagem no centro da cidade e classificou a relevância do serviço. “Essa ação sempre foi prioridade para nós, o trabalho já existe todos os dias, 24 horas, estamos reforçando as atuações e o nosso objetivo é mostrar para população a importância desse serviço que a prefeitura oferece através da SAS. A atuação do Seas tem como foco devolver dignidade a essas pessoas em situação de rua com o olhar de amor e profissionalismo”, disse o secretário.

As equipes buscam sensibilizar a pessoa abordada sobre o risco social que se encontra, oferecendo o acolhimento institucional ou encaminhamento para Comunidades Terapêuticas, as abordagens resultam em encaminhamentos para a rede de proteção da assistência social do município, para que as pessoas em situação de rua desfrutem das ações sociais oferecidas.

A coordenadora do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), Josemary Braga, ressalta o olhar humanizado do serviço. Segundo ela, no momento da abordagem social é estabelecido o vínculo e a confiança com a pessoa em situação de rua e realizada as orientações para a transformação de vida, reinserção familiar e profissional. “As ações são contínuas e nosso objetivo é proporcionar o alcance do valor e da dignidade humana a essas pessoas”, disse Josymary.

Exemplo disso é o aposentado Walmir Bispo, 48 anos, que já teve as ruas como sua casa por muitos anos, mas que através do serviço prestado pelo Seas conseguiu ser reinserido na sociedade. A equipe técnica realizou o atendimento e regularizou toda sua documentação e laudos médicos para sua aposentadoria, com isso, Walmir conseguiu alugar uma casa mobiliada com todos os utensílios domésticos.

O aposentado ainda foi assistido com alimentação e visitas da equipe e hoje tem uma nova vida, com a efetiva cidadania concretizada. “Eu não tenho palavras para agradecer, sou uma nova pessoa, tenho um lar e dignidade, graças ao trabalho realizado pela equipe do Seas”, finalizou o aposentado.

Quem também está buscando uma transformação de vida é Paulo Donato, 25 anos, que chegou a Campo Grande há dois anos, vindo de Ponta Porã em busca de trabalho. Após enfrentar dificuldades devido ao uso de entorpecentes, ele ressalta que conseguiu superar o vício com a ajuda da religião e hoje conta com a ajuda da equipe do Seas para regularizar sua documentação.

Desde sua chegada à Capital, ele tem suas refeições diárias garantidas no Centro POP, onde toma café da manhã e almoça. “Quero começar a trilhar novos caminhos e vou refazer todos os meus documentos. Pretendo ser inserido no mercado de trabalho e formar uma família”, falou com esperança.

A superintendente de Proteção Social Especial da SAS, Tereza Cristina Miglioli Bauermeister, conclui contando que nos dias de chuva, tanto as abordagens quanto a procura espontânea pelos serviços do Seas crescem 50% e a aceitação pelo acolhimento aumenta pelo menos 20%. “Muitas pessoas acolhidas decidem voltar para a rua, mas nossos serviços estão à disposição sempre que o usuário desejar retornar”.

Dinâmica

O objetivo preliminar do Serviço Especializado em abordagem Social é estabelecer vínculos com os usuários e assegurar um trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes e situação de rua, possibilitando condições de acesso à rede de serviços e a benefícios assistenciais.

Caso a pessoa abordada aceite o acolhimento, ela é encaminhada às unidades de acolhimento ou ao Centro POP, localizado na Rua Joel Dibo, nº 255, no Centro.

No centro Pop são realizados cerca de 180 atendimentos diariamente, desde regularização de documentos até as alimentações, como, café da manhã, almoço e lanche. Todo cardápio é variado e balanceado, os alimentos são de ótima qualidade, preparados artesanalmente visando o bem-estar e qualidade de vida para os usuários.

Quem encontrar alguém em situação de rua pode acionar as equipes do Seas, pelos números (67) 99660 6359 e (67) 996601469. O telefone do Centro POP é o 3314 4450.