Campo Grande participa de capacitação de instituto internacional para promoção de cidades mais sustentáveis

 /

A Prefeitura de Campo Grande, participou do primeiro encontro do Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades realizado pelo World Resources Institute Brasil (WRI Brasil), instituto de pesquisa que atua na promoção de cidades mais sustentáveis, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2023, em Niterói (RJ).

Representado pela Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Campo Grande foi o único município representante do Centro-Oeste selecionado pelo WRI Brasil a participar do encontro, que contou também com representantes de outros nove municípios. Os projetos receberão mentoria e capacitações com objetivo de promover a inclusão de Soluções Baseadas na Natureza em projetos urbanos, aumentando as possibilidades de financiamento e implementação dos referidos projetos.

“As Soluções Baseadas na Natureza são uma oportunidade para o município enfrentar os problemas contemporâneos com soluções inovadoras e alinhadas a agenda ambiental global”, descreve a Diretora de Planejamento representante da Planurb, Mariana Massud.

A bióloga da Planurb, Christiane E. Corrêa, afirma que a participação no evento foi uma grande oportunidade para Campo Grande trocar experiências e ideias a fim de viabilizar um projeto que contribua para a mitigação de problemas urbanos e atenda às demandas da população.

O município participa do Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades com o Projeto Parque dos Ipês, que se propõe a ser um parque de múltiplas funções, com soluções para auxiliar a drenagem de águas pluviais, espaços para atividades físicas e culturais. Além disso, será um espaço público de integração com o meio ambiente na área urbana.

Foram dois dias de evento que incluíram dinâmica de discussão, palestras, compartilhamento de soluções e perspectivas, e visita técnica ao Parque Multifuncional Orla de Piratininga, implementado pela Prefeitura de Niterói. Ao final da visita foi realizado um painel que contou com a presença do Prefeito de Niterói, Axel Schmidt Grael, do Gerente de Desenvolvimento Urbano do WRI Brasil, Henrique Evers; e da Gerente de Projetos da Fundação Grupo Boticário, Sra. Juliana Baladelli Ribeiro.

“Para muitas cidades, este foi o primeiro contato presencial com um projeto de soluções baseadas na natureza em ambiente urbano. É um momento importante por evidenciar que é possível reintegrar a natureza às cidades, mas também por iluminar os caminhos para a estruturação, o financiamento e a implementação de um projeto de grande porte”, avalia Henrique.

O Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades é uma realização do WRI Brasil com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Conta com financiamento da Caterpillar Foundation e do Ministério do Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido (Defra UK); e parceria da iniciativa Cities4Forests e da Aliança Bioconexão Urbana.