Prefeitura promove fortalecimento de vínculos e garante a alegria de crianças e adolescentes em colÎnia de férias

 /

Janeiro nĂŁo acabou e para aproveitar as fĂ©rias escolares e sair da rotina a Prefeitura de Campo Grande estĂŁo proporcionando atividades de colĂŽnia de fĂ©rias para as crianças e adolescentes que frequentam o Serviço de ConvivĂȘncia e Fortalecimento de VĂ­nculos (SCFV) de unidades da Rede Municipal de AssistĂȘncia Social, que terminou o ano de 2022 atendendo pelo menos 1.600 mil usuĂĄrios.

Com o objetivo de proporcionar um momento de qualidade, fortalecer os vínculos, levar o bem-estar e lazer para os usuårios de forma saudåvel, a colÎniaférias oferece atividades recreativas, dinùmicas, gincanas, passeios e esportes para a turminha.

As açÔes tambĂ©m sĂŁo pautadas no foco da formação da cidadania, na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades para o enfrentamento da vulnerabilidade social. As atividades sĂŁo promovidas pelas unidades de Cras e Centros de ConvivĂȘncia, promovendo experiĂȘncias lĂșdicas, culturais e desportivas como formas de interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.

No Centro de ConvivĂȘncia Tijuca II enquanto as aulas nĂŁo começam a criançada participa de brincadeiras, atividades ao ar livre, trabalho em equipe e competição. Com 131 crianças e adolescentes na faixa de 06 a 17 anos matriculados no serviço de convivĂȘncia e fortalecimento de vĂ­nculos, a coordenadora Marlene Carvalho, enaltece o trabalho desenvolvido durante o perĂ­odo de fĂ©rias.

“A colĂŽnia de fĂ©rias Ă© de suma importĂąncia, pois estimula a criatividade, habilidades motoras e raciocĂ­nio lĂłgico, incluindo crianças e adolescentes com deficiĂȘncia, retirados do trabalho infantil ou submetidos a outras violaçÔes. Sem contar que Ă© recheada de atividades lĂșdicas, jogos e brincadeiras, sempre acompanhada de mĂșsicas, pensando na vida saudĂĄvel e alegria de nossas crianças”, afirmou Marlene.

As unidades contam com equipe de tĂ©cnicos, recreadores e professores de educação fĂ­sica capacitados para atender as demandas de cada Cras e Centros de ConvivĂȘncia, contribuindo para ressignificar as vivĂȘncias e favorecer a prevenção de situaçÔes de risco social.

No Cras Moreninhas, cerca de 75 crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos participam do serviço de convivĂȘncia e fortalecimento de vĂ­nculos. Segundo a coordenadora, Ana Claudia Souza, o objetivo Ă© fortalecer os vĂ­nculos familiares e comunitĂĄrios, alĂ©m de promover a integração e troca de experiĂȘncias entre todos os participantes. “A colĂŽnia de fĂ©rias oferece de forma saudĂĄvel e dinĂąmica uma oportunidade de eles aproveitarem. Estamos desde dezembro oferecendo atendimentos socioeducativos que consistem em açÔes de entretenimentos por meio de prĂĄticas educativas e multidisciplinares”, disse a coordenadora.

O prĂ©-adolescente Marcelo Farias, de 11 anos, frequenta o Cras hĂĄ trĂȘs anos e afirma que participar das atividades oferecidas pela unidade Ă© a melhor fase das fĂ©rias. “Ficar em casa sem fazer nada Ă© chato, aqui a gente aprende muitas atividades e aprendemos a trabalhar em grupo. A colĂŽnia de fĂ©rias Ă© muito boa, o que eu mais gosto Ă© o bingo porque quem acerta ganha brinde e marca pontos para a equipe”.

Para Kemilly VitĂłria Crisanto, 10 anos, participar de momentos como estes Ă© gratificante. “A nossa colĂŽnia de fĂ©rias estĂĄ sendo muito divertida, eu amei o passeio no Parque Jacques da Luz, foi incrĂ­vel, e alĂ©m das brincadeiras e atividades Ă© importante para o nosso aprendizado”, destacou.

A programação especial de fĂ©rias tambĂ©m inclui Centros de ConvivĂȘncia de Idosos, como o Piratininga, que no dia 12 de janeiro levou 40 usuĂĄrios para conhecer a Cidade do Natal, que funcionou atĂ© dia 15 de janeiro e o Centro Dia PCD, que organizou um passeio ao Bioparque Pantanal para 17 usuĂĄrios atendidos na unidade.

 
Â