No mês dedicado à saúde mental, datas de conscientização entram para o calendário de Campo Grande

 /

Os dias 30 de março e 13 de julho entraram para o calendário oficial de Campo Grande como datas de conscientização à saúde mental. As leis 6.993 e 6.997, de autoria do vereador Otávio Trad (PSD), criam respectivamente o Dia Municipal do Transtorno Afetivo Bipolar e Dia Municipal das Pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno de Déficit de Atenção sem Hiperatividade (TDA), foram sancionadas pela Prefeitura da Capital.

No mês dedicado à campanha Janeiro Branco, que tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para este tema, Otávio destaca a importância de datas como essas. “O cuidado à saúde mental ainda é rodeado de tabus por isso é importante trazermos essa discussão para a pauta. E com informações podemos combater o preconceito e garantir que as pessoas que precisam tenham acesso aos tratamentos necessáriosâ€, finalizou.

30 de março – O Transtorno Afetivo Bipolar, de acordo com a Abrata (Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos do Humor), é uma doença com causas biológicas, neuroquímicas e psicossociais em que existe uma alteração do humor. Os sintomas podem ser classificados da seguinte forma: episódios depressivos, alternando com episódios de euforia e é mais frequente em pessoas que estão nas faixas etárias de 20 a 25 anos e de 30 a 35 anos.

13 de julho – O TDAH não é considerado doença, mas sim transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA) em novembro/2021, de 3% a 5% das crianças de todo o mundo possuem o transtorno.

Já o Transtorno do Déficit de Atenção (TDA) tem como diagnóstico comportamentos excessivamente dispersos, dificuldade para tirar notas boas e concluir atividades.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador

Â