PREFEITURA ENTREGA NOVAS VIATURAS PARA AÇÕES DE FISCALIZAÇÃO NO TRÂNSITO E MOBILIDADE URBANA

 /

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes entregou na manhã desta sexta-feira (6) oito novas viaturas do modelo Strada, que irão compor a frota de veículos utilizados na fiscalização do trânsito e na mobilidade urbana da Capital. O ato foi realizada no estacionamento do Paço Municipal. 

“Iniciando a sexta-feira com boas notícias. Nós estamos avançando, fazendo entregas e melhorando a qualidade de vida da população da nossa cidade, servindo Campo Grande com responsabilidade. Estamos trabalhando, otimizando nossas equipes e preparando a Capital para um novo tempo, que é de modernização da gestão, em todas as áreas. Pretendemos avançar modernizando os nossos equipamentos públicos, para que as entregas sejam mais rápidas, porque a população tem cobrado isso”, pontuou a chefe do Executivo Municipal. 

Os veículos possuem giroflex, sirene e uma caçamba para transporte dos cones e sinalizadores de vias. Os carros serão destinados para o reforço da frota de viaturas da Agência Municipal de Transporte e Trânsito. 

A agente de trânsito da Agetran, Andressa Oliveira destacou que essa é uma iniciativa muito importante e que através dos novos carros, o efetivo da Agência poderá atender o munícipe da melhor maneira possível. “Então a gente necessita dessas viaturas, desse material, para poder deslocar o agente, material, para sinalização. Para nós servidores é muito importante. Vamos utilizar no dia a dia da fiscalização, no socorro e no acompanhamento da Defesa Civil e outros órgãos de segurança pública”, explicou. 

“Tivemos recentemente as chuvas torrenciais, onde nós precisamos mobilizar toda equipe, para atender pontos de alagamento e sinalizações, para que não houvessem novos acidentes em decorrência dessas chuvas”, acrescentou Andressa Oliveira. 

A aquisição dos carros vem ao encontro com o objetivo de modernizar, desta maneira agilizar e tornar cada vez mais eficiente a prestação dos serviços e o atendimento ao munícipe. “Essa entrega faz parte do planejamento da Agetran, juntamente com o município, de renovação das frotas. Estamos muito felizes. Um investimento para nossa cidade na parte de fiscalização e de mobilidade urbana”, disse o diretor-presidente da Agência, Janine de Lima. 

O chefe da fiscalização do trânsito da Agetran, Alexandre Nascimento Pinho defendeu que através destes será possível otimizar o tempo de deslocamento até os locais de ações. “Com certeza vai melhorar muito o nosso serviço e o atendimento à população em geral. Outro ponto é a questão da segurança no trânsito, acidentes, vamos ser muito mais ágeis”, frisou. 

As picapes foram adquiridas através de uma parceria da Prefeitura de Campo Grande e do Governo do Estado, por meio da Agetran e do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul. 

O diretor-presidente do Detran de MS, Rudel Trindade pontua que esse convênio contribui com ações de trânsito no município. Segundo ele, o mesmo foi repetido em outras cidades como por exemplo Dourados e Aquidauana. “Investimento em sinalização de alta qualidade, esse é o papel do Detran. Nosso objetivo é promover ações com qualidade e fortalecer o trânsito nos munícipios”, finalizou. 

O evento contou com a presença de secretários municipais, vereadores entre outras autoridades.

Avanços no Trânsito

Inaugurada no ano passado, o Centro de Controle Integrado de Mobilidade Urbana (CCI) monitora a operacionalização do transporte coletivo, o funcionamento dos semáforos, os equipamentos de fiscalização como lombadas e radares, além do sistema de câmeras que monitoram as principais vias da Capital.

O acionamento dos órgãos e setores competentes da administração municipal, estadual ou federal; também pode ser realizado direto do Centro ao verificar alguma situação que interfira na rotina normal da cidade, intervenção na operação do transporte público coletivo em situações especiais ou emergenciais e levantamento das inconsistências apuradas na operação do transporte público coletivo e/ou trânsito e encaminhá-las aos setores competentes para a adoção das medidas cabíveis; dentre diversas outras ações.

Há também a possibilidade do cercamento virtual, por meio da leitura automatizada. Isto é, todos os veículos que passam pelo local das câmeras, independentemente de estarem acima ou dentro da velocidade permitida, terão suas placas lidas. Com isso, é possível fazer uma cerca virtual, assim, se o carro for roubado o sistema saberá e acionará os órgãos competentes.

Outra ação é a possibilidade de fazer blitz inteligente. Em vez de parar veículo por veículo, o sistema me dá a placa de quem está irregular. Desta maneira, os servidores param apenas quem for necessário, melhorando e otimizando o serviço.