CAMPO GRANDE DISPONIBILIZA TESTE DE COVID-19 GRATUITO E SEM AGENDAMENTO EM MAIS DE 70 LOCAIS

 /

Durante a semana, os testes para detecção da Covid-19  estão disponíveis em Campo Grande nas 74 unidades básicas e de saúde da família distribuídas nas sete regiões urbanas e distritos do Município de maneira gratuita e por demanda espontânea, ou seja,  sem a necessidade de agendamento prévio. Aos sábados e feriados, o serviço fica disponível somente nas unidades de plantão referenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Excepcionalmente nesta e na próxima semana, as unidades de saúde estarão funcionando com horário diferenciado em razão do período de recesso. Desta forma, os horários de atendimento para testagem e demais serviços sofrerão alteração. A partir do dia 06 de janeiro, as unidades voltam a funcionar em horário normal.

Locais de testagem

 

Para orientar o usuário sobre onde buscar atendimento, a Sesau disponibiliza uma plataforma onde é possível localizar a unidade de saúde mais próxima. Basta digitar o CEP ou endereço de residência. (Clique aqui).

“ Com o acesso da população facilitado aos testes podemos oportunizar um diagnóstico mais precoce e, desta forma, reduzir a circulação do vírus. O diagnóstico correto é fundamental para propor quaisquer medidas relacionadas à prevenção e ao prognóstico da infecção”, comenta o secretário municipal de Saúde Dr. Sandro Benites

O teste é recomendado para pessoas que apresentam sintomas respiratórios, como tosse, coriza, febre e dor de cabeça.  No caso do teste de antígeno, o resultado fica disponível em no máximo 20 minutos. Quem tiver o resultado positivo já tem a orientação e encaminhamento para unidade de saúde de referência para atendimento.

O paciente conta ainda com o serviço de Teleantedimento da Sesau, onde ele pode entrar em contato pelo número 2020-2170 e receber orientações de um profissional sobre as medidas de prevenção e onde buscar atendimento, caso seja necessário. O serviço funciona diariamente, das 7h às 19h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

A procura por testes de Covid-19 na Rede Municipal de Saúde teve um aumento a partir do mês de novembro. A média atual é de 160 testes realizados por dia. A taxa de positivo também apresentou aumento gradativo na 44ª semana epidemiológica em diante, chegando ao índice atual de 30%. Em 2022, foram confirmados 93,6 mil casos  e 478 óbitos provocados pela Covid-19 em Campo Grande, conforme boletim epidemiológico do último dia 21 de dezembro.

Prevenção

Medidas de prevenção como a higienização adequada das mãos devem ser reforçadas. (Foto: Michel Faustino)

Com a aproximação das festas de final de ano, aumento da circulação de pessoas, confraternizações e viagens de férias, a Sesau reforça as orientações à população sobre os cuidados e formas de prevenção à Covid-19. Neste período, em razão do crescimento de aglomerações, o número de casos da infecção tende a subir. 

Mesmo sendo um vírus respiratório e não ser comum a proliferação durante o verão, é possível perceber que o coronavírus se comporta de maneira diferente em relação a outros agentes infecciosos similares. “A principal explicação para este crescimento no final do ano, é que desde os primeiros casos registrados no município, a circulação do vírus não sessou em momento nenhum, e agora, com os festejos e confraternizações, a transmissão passa a ser ainda mais intensa”, explica o secretário municipal de saúde, Sandro Benites. 

Para ele, neste momento, é necessária ainda mais atenção quanto às formas de prevenção do vírus. A higiene pessoal e etiqueta respiratória, associada à vacinação, continuam sendo as principais formas de evitar o contágio pelo coronavírus. 

 Seguindo também as orientações da Prefeitura Municipal quanto ao uso de máscaras, quem apresentar sintomas respiratórios, como coriza e tosse, por exemplo, deve retomar o uso do equipamento de proteção individual. “Nestes casos também é necessário que a pessoa busque uma unidade de saúde para realizar a testagem, assim, com o diagnóstico, é possível cortar o ciclo de transmissão do vírus”, conclui o secretário. 

Cobertura Vacinal 

Outro aliado de grande valor no combate à infecção, é a vacinação, que além de prevenir a contaminação pelo vírus, faz com que, quem ainda assim seja infectado tenha sintomas leves, não sendo necessário que suporte hospitalar. Atualmente, a Capital conta com mais de 80% de sua população com o esquema vacinal completo. 

“Mesmo que tenham recebido as duas doses do esquema primário, é necessário que todos que se enquadrem para receber o reforço, busque pela vacina”, completa Benites. Podem receber o primeiro reforço todos que tenham 12 anos ou mais e tomaram a segunda dose, ou a dose única da Janssen, há pelo menos quatro meses. 

Quem tem 18 anos ou mais e já recebeu o primeiro reforço também há quatro meses ou mais, deve buscar pela segunda dose. As vacinas estão disponíveis para toda a população a partir dos seis meses de idade.