Bonito, Jardim e Bodoquena recebem patrulha ambiental mecanizada para ações de proteção ao meio ambiente

· / Bonitonoticias

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste domingo (05), o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul lançou uma série de projetos que criam selo de sustentabilidade para o Estado, como o programa Estado Carbono Neutro, dividido em temas e oito ações concretas que já estão acontecendo e que vão levar Mato Grosso do Sul a neutralizar as emissões de gases de efeito estufa em 2030.

O protocolo dos governadores pelo clima já conta com 21 estados que já fizeram a adesão e vão trabalhar conjuntamente para neutralizar emissões e ajudar a questão ambiental, que será encaminhado para a Assembleia. Além disso, foram entregues R$ 4,7 milhões em equipamentos para as ações de proteção ao meio ambiente.

A primeira entrega foi de uma patrulha ambiental mecanizada (formada por uma motoniveladora, uma retroescavadeira, um trator, um terraceador e dois caminhões). Todo o maquinário foi adquirido com recursos do convênio firmado entre Semagro e a Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste), no valor de R$ 2.812.893,33.

Os equipamentos serão utilizados em apoio ao trabalho de conservação e adequação das estradas vicinais da região de Jardim, Bodoquena e Bonito, atuando em apoio aos trabalhos de manejo e conservação do solo em regiões que façam parte das bacias dos rios cênicos destes municípios. “Esse é um trabalho no âmbito do PROSOLO (Plano Estadual de Manejo e Conservação do Solo e Água no Estado de Mato Grosso do Sul), que está integrado às ações do MS Carbono Neutro”, lembra Jaime Verruck.

Também foram entregues equipamentos e máquinas para gestão, fiscalização ambiental, adquiridos com recursos da Compensação Ambiental da Empresa Suzano Papel e Celulose. Serão entregues um trator, um cortador de grama tipo “giro-zero”, um triturador de galhos, três lanchas com motores de popa e reboques, três picapes 4×4 e dois quadriciclos.