Candidatos são convocados para heteroidentificação

. / IFMS

Foi publicada nesta terça-feira, 24, a convocação dos candidatos inscritos em cotas raciais para verificação de heteroidentificação, no processo seletivo que oferta vagas em cursos de graduação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Os convocados devem enviar a documentação entre quarta e sexta-feira, 25 e 27, via Sistema de Matrícula:

Os resultados preliminar e final da heteroidentificação estão previstos para 2 e 10 de junho, respectivamente.

Oferta - Pela seleção, o IFMS oferece 532 vagas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, com ingresso no segundo semestre letivo. Há diversas opções de cursos de bacharelado, licenciatura e superior de tecnologia.

Metade das vagas se destina àqueles que cursaram todas as séries do ensino médio em escola pública. Das vagas reservadas, 50% são para estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, sendo que será garantido aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e às pessoas com deficiência a mesma proporção de vagas relativa à soma desses públicos na população de Mato Grosso do Sul. 

As demais vagas reservadas são para os candidatos com renda per capita maior que um salário mínimo e meio, também respeitando as cotas para pretos, pardos, indígenas e às pessoas com deficiência.

A previsão é que a lista de candidatos aptos à matrícula e em lista de espera seja divulgada no dia 15 de junho.

Seleção - Será feita utilizando a maior nota do candidato dentre as edições do do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2012.

A nota total é o somatório das diferentes áreas do conhecimento (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias) e da redação. 

Os pesos por área para o cálculo da nota total de cada um dos cursos ofertados consta no edital de abertura, disponível na Central de Seleção do IFMS.

O início das aulas está previsto para 25 de julho.

Dúvidas sobre a seleção podem ser encaminhadas ao e-mail .