Produtor de leite de Guia Lopes reduz custos e bate recorde de produção

. / AGROLINK

Com as orientaçÔes da AssistĂȘncia TĂ©cnica e Gerencial (ATeG) em Bovinocultura de Leite do Senar/MS, o produtor rural JosĂ© da Silva Pires, do municĂ­pio de Guia Lopes da Laguna, conseguiu reduzir o nĂșmero de animais, consequentemente o custo de produção caiu e a produção de leite chegou ao recorde de 195 litros em um Ășnico mĂȘs. Esse Ă© o case de sucesso da sĂ©rie #TransformandoVidas desta semana. 

No primeiro ano de assistĂȘncia do Senar, Pires tinha 21 animais em lactação e 95 litros de leite por dia. Outras 36 vacas nĂŁo estavam em lactação. JĂĄ no segundo ano, foram 26 vacas produzindo 137 litros por dia, com 31 animais sem produção. Ainda nesse segundo ano de assistĂȘncia, a propriedade atingiu o recorde de 195 litros de leite em um Ășnico mĂȘs.

“Antes tirava leite nas águas e na seca não tirava. Depois do Senar eu passei a tirar mais na seca e a produtividade aumentou”, detalha o produtor.

Além da seleção de animais e melhoria na produção de leite, a propriedade passou por mudanças na pastagem. Cerca de 20 hectares foram reformados com plantio de forrageiras. Houve também melhoramento genético do rebanho e o manejo da ordenha também se tornou mais produtivo.

 

“Tudo na vida da gente muda. Todos os meses temos acompanhamentos. A gente anda o sĂ­tio todo, o pasto, o plantio de cana. As orientaçÔes sĂŁo muito importantes. A gente que Ă© da roça pensa uma coisa e o Senar ensina a vocĂȘ fazer conta. Se vocĂȘ fizer certinho o que o tĂ©cnico orienta Ă© perfeito.”, conclui.