Fila de espera por vaga em escolas cívico-militares é de 400 estudantes

. / CAMPO GRANDE NEWS

As quatro escolas cívico-militares em funcionamento em Mato Grosso do Sul têm pelo menos 400 estudantes na fila de espera por uma vaga, segundo a coordenadora estadual do Pecim (Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares), Eliana Prado Verneque. Cada unidade tem cerca de 100 alunos na lista de espera e as escolas atendem 450 estudantes, 1,8 mil ao todo. Em evento esta tarde na Escola Estadual Cívico-Militar Professor Alberto Elpídio Ferreira Dias (Professor Tito), no Jardim Anache, o coronel Gilson Passos, diretor de Políticas para Escolas Cívico-Militares do MEC (Ministério da Educação) esteve presente para visita-técnica.

Em sua fala, ele ressaltou o fato de haver lista de espera nessas unidades escolares. “Visitei a Marçal hoje, que também está com fila de espera”, disse, citando a Escola Marçal de Souza Tupã-Y, no Jardim Los Angeles.

Em todo Brasil são 85 mil estudantes atendidos nessa modalidade de ensino através do Pecim e conforme Passos, a primeira escola-cívico militar do Estado, a Professor Tito, recebeu certificação de reconhecimento das atividades realizadas nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa. Já são oito escolas cívico-militares em MS, mas apenas quatro estão efetivamente implantadas, sendo três delas, as que ingressaram no programa ainda em 2020. No lançamento do programa entraram a Escola Municipal José de Souza Damy, de Corumbá; e as escolas estaduais Marçal de Souza Tupã-Y e Alberto Elpídio Ferreira Dias (Professor Tito), na Capital. Em 2021, foram as Escola Estadual Maria Corrêa Dias, de Anastácio; e as escolas municipais Professor Adenocre Alexandre de Morais, de Costa Rica; Cláudio de Oliveira, de Porto Murtinho; e Major Alberto Rodrigues da Costa, em Jardim.

Já este ano estão em implantação a Escola Municipal Governador Harry Amorim Costa, em Campo Grande; outra municipal em Rio Verde de Mato Grosso, que ainda não foi escolhida e A Escola Estadual Coronel Lima de Figueiredo, em Maracaju.