Homem de 50 anos é a terceira vítima da dengue do ano em MS

. / CAMPO GRANDE NEWS

A dengue fez mais uma vítima em Mato Grosso do Sul. Trata-se de um homem, de 50 anos, morador de Aparecida do Taboado, município localizado a 279 km de Campo Grande.

Ele morreu no dia 5 de abril e, segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), não havia comorbidade relatada.

É o terceiro caso de morte relacionado à doença em Mato Grosso do Sul neste ano. Os outros dois casos ocorreram em março. A primeira vítima foi uma mulher, de 50 anos, que foi a óbito no dia 16 de março e a segunda vítima, também homem, de 46 anos, que morreu um dia depois.

O número de municípios com alta incidência de casos prováveis de dengue dobrou em uma semana, segundo a SES. Doze municípios aparecem no boletim com números alarmantes: São Gabriel do Oeste, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Inocência, Corguinho, Amambai, Chapadão do Sul, Angélica, Douradina, Ivinhema, Itaporã e Santa Rita do Pardo.

Todos estes municípios aparecem com incidência acima de 300 casos por 100 mil habitantes. Campo Grande aparece com índice 57,9 casos a cada 100 mil habitantes, números considerados positivos.

Em números absolutos, Campo Grande tem 173 casos confirmados da doença neste ano, seguido por Três Lagoas (170), Chapadão do Sul (89), São Gabriel do Oeste (68) e Dourados (59).

Vinte e dois municípios estão “invictos†e não registraram nenhum caso neste ano: Anastácio, Antônio João, Aral Moreira, Bandeirantes, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Eldorado, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Jateí, Ladário, Miranda, Nova Alvorada do Sul, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sete Quedas, Taquarussu e Vicentina.

A população pode fazer a sua parte no combate à doença evitando acúmulo de água em pratos de vasos com flores e plantas ou vasilhames, deixar pneus em locais abrigados e manter baldes, caixas dágua e piscinas tampados. Estes locais são propícios para o mosquito Aedes aegypti depositar ovos e larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.