Diversas ações de valorização feminina marcam mês da mulher em unidades penais de MS

. / g1

Custodiadas em unidades prisionais de Mato Grosso do sul também receberam ações voltadas à valorização e empoderamento feminino durante todo o mês de março, com o objetivo de garantir olhar humanizado a mulheres em situação de prisão, focando na construção e validação dos seus direitos.

Tendo como base o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, uma ampla programação de eventos foi realizada em presídios do Estado, abordando, em especial, a temática do protagonismo da mulher, valorização da autoestima, saúde mental e ações de cultivo da espiritualidade.

Em Campo Grande, no Estabelecimento Penal Feminino "Irmã Irma Zorzi" (EPFIIZ) foram realizadas 12 ações com convidados de instituições parceiras que possibilitam às internas contextualizações e acolhimento pela sociedade extramuros, com apresentações de palestras e discussões com temas como: “Mulher, você tem Valor!”; Prevenção ao Suicídio & Saúde Mental; Visibilidade Lésbica e Bissexual; "Despertar da Mente - contextualizando a Força e a Coragem da Mulher”, “Cultivando a Espiritualidade”; “Protagonismo da Mulher”, entre outros. A programação no EPFIIZ contou com a entrega de enxovais de bebês para as internas que participam do projeto “Livre Gestar-Maternar”, realizado pelo Setor Psicossocial e direção do presídio. A programação foi encerrada com uma missa de ação de graças celebrada pelo Padre Neif Nabhan.

Já na unidade semiaberta, destaque para a apresentação teatral do grupo Jocum Campo Grande Evangelismo que levou às detentas a “Pantominia – Arte de narrar com o corpo”, com o roteiro evangelístico “Filho Pródigo”, cuja lição principal é mostrar a essência do amor de Deus. No decorrer do espetáculo, através de analogias com histórias da Bíblia Sagrada, os atores levam mensagens fortes de reflexão sobre o uso de drogas e escolhas erradas, e de como é possível construir uma nova história. No Estabelecimento Penal Feminino de São Gabriel do Oeste, “Lutas e Conquistas” foi tema de palestra às internas, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do empoderamento feminino no século XXI. A programação também contou uma manhã de adoração, louvor e palavra com o tema “Florescer”, realizado pela Primeira Igreja Batista e sorteio de brindes doados pelas instituições que prestam assistência religiosa na unidade.

Em Três Lagoas, o Estabelecimento Penal Feminino também foi palco de diversas iniciativas durante o mês de março, com atividades religiosas e de saúde. Entre elas, momentos especiais de oração com as igrejas Universal e Evangélica Quadrangular Alvorada Church.

As internas receberam atenção especial do grupo “Doutores mais Palhaços”, além de palestra e distribuição de kits de higiene bucal (escova, fio dental e creme dental). As reeducandas também receberam ações de prevenção ao câncer e à Hanseníase, com coleta de citopatológico de colo uterino, exame de mamas e avaliação de manchas na pele.