Marcos Pontes: Brasil será independente na produção de vacinas ainda este ano

. / CORREIO BRAZILIENCE

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, afirmou nesta terça-feira (29/3) que o Brasil passará a ser independente na produção de vacinas a partir deste ano.

A fala foi dada em palestra no 2° Seminário O Brasil em Transformação, que aconteceu na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (Enajum), inaugurada também, hoje.

"Podemos falar que, a partir deste ano, o Brasil passa a ser independente na produção de vacinas", assegurou o ministro. "Esse centro transforma o Brasil em independente não só para vacinas contra a covid, mas também para outras pandemias — e vão haver novas pandemias", emendou.

Pontes se referia ao Centro Nacional de Vacinas, criado em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e anunciado no fim do ano passado. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação destinou R$ 50 milhões à criação da iniciativa.

"Eu tinha a ilusão de que o Brasil era um grande produtor de vacinas", disse o ministro. "Agora, investimos em 15 tecnologias de vacinas, e, para cada uma delas, nós temos esse conhecimento no Brasil", completou.