IHP e Instituto Amigos do Rio da Prata lançam projeto “Vida ao Prata”

. / BONITO NOTICIAS

O IHP (Instituto Homem Pantaneiro), através do Programa Cabeceiras do Pantanal, e o Instituto Amigos do Rio da Prata lançam, neste sábado (26), o projeto “Vida ao Prata”, um pacto para assegurar a conservação do rio, que leva o mesmo nome.

O objetivo do projeto é estabelecer um conjunto de parceiros e ações que assegurem a conservação do Rio da Prata, que é considerado um dos mais importantes tributários da bacia do Rio Miranda.

Presidente do IHP, o coronel Angelo Rabelo explica que a iniciativa é um grande pacto pela preservação e conservação do rio, que passa pelos municípios de Jardim e Bonito.

“Nossa intenção é construir uma relação com todos que são usuários do rio. Isso passa pelo proprietário das terras em que está a nascente até o da área onde o rio deságua, passando por todas as propriedades sem distinção. Todos têm um papel importante e é apenas com a união de esforços que vamos garantir que, no futuro, possamos usufruir de tudo o que o rio oferece”, afirma.

Ao longo dos 75 quilômetros de rio, existem 42 propriedades rurais. Com o projeto, a intenção é identificar todas elas e os respectivos proprietários e apontar pontos de melhoria em questões ambientais e conservação do solo em cada propriedade. O “Vida ao Prata” também deve fazer o monitoramento de pesca predatória e saúde do rio para recuperação das espécies de peixes.

“Só é possível conservar esse importante patrimônio natural do nosso estado com a participação e cooperação de todos os envolvidos. Queremos somar, construir parcerias em prol da conservação ambiental. Isso leva em consideração, claro, os interesses econômicos e os conceitos de sustentabilidade”, afirma Eduardo Coelho, um dos apoiadores da iniciativa e líder do Instituto Amigos do Rio da Prata.

Aos proprietários rurais que aderirem ao projeto serão oferecidos alguns benefícios. Entre eles, estão cortesias anuais em passeios de flutuação e balneários de Jardim, recebimento de certificado de “Fazenda Amiga do Rio da Prata”, apoio técnico para suporte de manejo de solo nas áreas de plantio de árvores e orientação para recuperação de APP e reserva legal. O projeto também prevê articulação para conseguir máquinas para melhoria das estradas e melhoria das condições ambientais das propriedades.

Em contrapartida, os proprietários rurais devem permitir o acesso às propriedades para ações de conservação, fazer o manejo adequado de defensivos agrícolas conforme a legislação vigente e se adequarem aos processos de licenciamento ambiental.

Seis proprietários rurais já aderiram ao programa e, durante o lançamento, vão receber o certificado de “Fazenda Amiga do Rio da Prata”.

A iniciativa conta com o apoio do Recanto Ecológico do Rio da Prata, Sindicatos Rurais de Jardim e Bonito, Prefeituras Municipais de Jardim e Bonito, Semagro, Famasul, PMA e Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB).