Bolsonaro sanciona lei que transforma Campo Grande na "Capital Nacional do Chamamé"

. / MIDIA MAX

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei n° 14.315, de 28 de março de 2022, que confere a Campo Grande o título de "Capital Nacional do Chamamé". A medida consta em portaria publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (29).

O Projeto de Lei havia sido aprovado pelo Senado Federal no dia 17 de fevereiro e aguardava apenas a sanção presidencial. O relator da proposta, o senador Nelsinho Trad, havia explicado, na ocasião, que o nome do gênero vem da língua dos povos guarani e significa improvisação.

O chamamé
O estilo tem origem no nordeste da Argentina, nas províncias entre os rios Paraná e Uruguai, região conhecida como “Mesopotâmia argentinaâ€. No Brasil, se popularizou nos estados de Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Também se espalhou para o Paraguai e o Uruguai.

O chamamé é tocado, tradicionalmente, com violões e bandoneon, e é acompanhado por dança. Enraizado na cultura e na história do povo sul-mato-grossense, o gênero recebeu o registro de bem de natureza imaterial de Mato Grosso do Sul em decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de 30 de junho de 2021.

Desse modo, o “Chamamé†passa a integrar oficialmente a lista de bens do Estado, estando em conformidade com a Lei n° 3.522 de 2008 que dispõe sobre a proteção do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de MS.