Modinha entre jovens de MS, cigarro eletr么nico 茅 mais t贸xico e viciante que convencional

. / MIDIA MAX


Nesta semana, o debate sobre o uso do cigarro eletr么nico retornou ao notici谩rio Brasileiro, ap贸s um homem ter o pulm茫o perfurado e ficar internado. Em Campo Grande, o Jornal Midiamax foi 脿s ruas da cidade para ouvir as diversas perspectivas sobre o v铆cio e o produto ilegal. Foram entrevistados uma representante do setor, um usu谩rio e um especialista em sa煤de.

No centro da Capital a respons谩vel, de 28 anos, por uma tabacaria 鈥 que preferiu n茫o se identificar 鈥 afirma que mesmo n茫o vendendo mais o produto, a procura 茅 grande. 鈥淎 maioria 茅 de jovens. Tem pais que vinham com adolescentes de 15 e 16 e compravam para os filhos. E tamb茅m tem muitas pessoas que pararam de fumar e come莽aram a usar o Vaper ou POD鈥, disse ela.

Mesmo vivendo do ramo, ela enxerga um perigo claro no uso sem modera莽茫o do cigarro eletr么nico. 鈥淎cho que os pais que v锚m comprar com os filhos n茫o t锚m consci锚ncia do que est茫o fazendo, ele engana porque 茅 muito gostoso, no cheiro e sabor. Creio que [o uso] tem que ser moderado, 茅 um v铆cio novo e acho que vir茫o novas doen莽as鈥, ressaltou.

O publicit谩rio Iago Drumond Machado, de 25 anos, 茅 ex-fumante do cigarro tradicional e um consumidor espor谩dico dos cigarros eletr么nicos. Conforme a sua experi锚ncia pessoal, ele explica que o discurso sobre o Vaper e POD serem menos nocivos s茫o incompat铆veis com a realidade
鈥淔az mal velho, eu trabalhava em uma empresa de tabaco e apreendi bastante sobre. 脡 uma fuma莽a que voc锚 est谩 colocando dentro do seu pulm茫o, querendo ou n茫o. S茫o maneiras diferentes de agredir o seu pulm茫o, mas falam isso para aliviar a consci锚ncia. S贸 tem um nome bonito, mas 茅 cigarro do mesmo jeito鈥, testemunhou.

Por que fumamos?
Questionado sobre o fato do cigarro eletr么nico ter se tornado um produto popular entre os jovens, e muito comum nas festas e rodas de conversa, ele comentou. 鈥淓u n茫o posso dizer que o uso 茅 por ostenta莽茫o. Mas est谩 na moda e 茅 mais aceit谩vel. O cigarro comum as pessoas j谩 entendem que faz mal, 茅 um v铆cio, tem as leis que falam disso. As pessoas mais novas j谩 o descartaram. O POD 茅 mais atual, mais bonito, cheira bem e se tornou mais atrativo. N茫o tem uma propaganda do lado falando que faz mal鈥, explicou.

Em entrevista ao Jornal Midiamax, o especialista em pneumologia, cl铆nica m茅dica e professor da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), doutor Henrique Ferreira de Brito, esclareceu as consequ锚ncias sobre o uso de cigarros eletr么nicos.

鈥淨ualquer tipo de dispositivo eletr么nico para fumar, incluindo cigarros eletr么nicos e todas as suas gera莽玫es, todos eles s茫o nocivos e t锚m a capacidade de causar doen莽as pulmonares. Irrita莽玫es de maior ou menor grau, ou inflama莽茫o muito grave nos pulm玫es e diferentes graus de pneumonia, al茅m da piora de doen莽as al茅rgicas como bronquite e asma. O uso tamb茅m aumenta o risco de infarto, arritmia, hipertens茫o, doen莽as vasculares e cancer铆genas鈥, explicou.Mais nicotina que o cigarro convencional
A cren莽a de que os cigarros eletr么nicos s茫o menos ofensivos circula entre alguns usu谩rios, mas n茫o condiz com os fatos cient铆ficos. 鈥淓ssa cren莽a de que esses aparelhos t锚m uma fuma莽a inofensiva 茅 um mito. 脡 uma fuma莽a limpa? N茫o 茅. 脡 um vapor com v谩rias subst芒ncias e entre elas a nicotina, a fun莽茫o dela 茅 viciar e por isso o fabricante as coloca. Ele n茫o vende o dispositivo, ele vende a nicotina e vicia o usu谩rio com ela鈥, explicou.

A composi莽茫o desses produtos tamb茅m foi destrinchada pelo especialista. 鈥淧elo fato da nicotina ser inalat贸ria, o cigarro eletr么nico vicia mais r谩pido. A subst芒ncia vai para os pulm玫es, para o sangue arterial e rapidamente est谩 no c茅rebro. Os n铆veis de nicotina s茫o maiores do que no cigarro convencional. Sua capacidade de gerar depend锚ncia 茅 ainda maior, ele possui aditivos que potencializam esse efeito de depend锚ncia. A Ind煤stria faz tudo para o usu谩rio criar uma depend锚ncia. A nicotina n茫o tem s贸 a fun莽茫o de causar v铆cio, ela tamb茅m tem o potencial de causar c芒ncer. Para essa subst芒ncia n茫o existe n铆vel seguro de consumo鈥, finalizou.

Fiscaliza莽茫o em Campo Grande
Questionada sobre a venda ilegal desse produto nas depend锚ncias do munic铆pio, a PMCG (Prefeitura Municipal de Campo Grande) informou que a fiscaliza莽茫o do com茅rcio de cigarros eletr么nicos e produtos similares deve ocorrer em parceria entre a Vigil芒ncia Sanit谩ria e Pol铆cia Federal, uma vez que estes s茫o proibidos e, assim, todo e qualquer produto do g锚nero que est谩 sendo comercializado no munic铆pio 茅 fruto de contrabando, n茫o cabendo 脿 Vigil芒ncia Sanit谩ria fazer o recolhimento do material, uma vez que se trata de um flagrante de crime federal.